Eli Penteado – Compositor e Membro da Velha Guarda da Portela
SEMBA É SAMBA
Questionamentos são feitos todos os anos
POR EXEMPLO:
PORQUE OS SAMBAS NÃO SÃO COMO OS DE ANTIGAMENTE? ESTA INCLUSIVE É A MAIS FREQUENTE.
HOJE FICO BEM A CAVALHEIRO PARA RESPONDER QUE:
OS TEMPOS MUDARAM. ENTRETANTO, SOU AINDA UM AMANTE DE OBRAS TÃO MARAVILHOSAS QUE SE TORNARAM ANTOLÓGICAS, NA VERDADE VIRAMOS REFÉNS DE CRITÉRIOS QUE ATENDAM A EXIGÊNCIAS VINDAS DAS ESCOLAS, CARNAVALESCOS E INVESTIDORES.
REALMENTE FICAMOS ENGESSADOS A ESTE FATORES. SOU DE UMA ÉPOCA EM QUE OS TEMAS ERAM DIVERSOS E TÍNHAMOS A LIBERDADE DE TRABALHARMOS EM CIMA DE TEXTOS NO MÁXIMO DE UMA PÁGINA. ISTO NOS PROPCIAVA A CRIATIVIDADE E LICENÇA POÉTICA. HOJE, AS SINÓPSES MAIS PARECEM UM LIVRO, TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE TODOS ESTES INGREDIENTES TEM CONTRIBUIDO EM MUITO PARA A QUALIDADE DOS SAMBAS ATUAIS. HAJA VISTA QUE, OS SAMBAS QUE AINDA OUVIMOS EM ALGUNS LUGARES E EM RODAS DE SAMBA, SÃO OS ANTIGOS.
OS ATUAIS SÃO EXECUTADOS APENAS NA QUADRA DAS AGREMIAÇÕES, EM EVENTOS PERTINENTES E POR OCASIÃO DO DESFILE NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ.
OUTRA COISA, MESMO SENDO DEVOTO E ATUANTE DE MATRIZ AFRICANA. ACREDITO QUE PODERIAM BUSCAR OUTRAS ALTERNATIVAS. ISSO INCLUSIVE, CAUSOU UM MAL ESTAR ESTE APÓS A OPINIÃO DO CARNAVALESCO PAULO BARROS, OPINIÃO A QUAL RESPEITO MUITO.
ACHO QUE O TEMPO JÁ NOS MOSTROU ATRAVÉS DA METAMORFOSE, QUE O SAMBA PRECISA CONTINUAR VIAJANDO NAS ASAS DA POESIA. COM CERTEZA O POVO DO CARNAVAL ESTA CLAMANDO POR OBRAS COMO: AQUARELA DO BRASIL, SERTÕES, PEGUEI UM ITA NO NORTE, SONHAR NÃO CUSTA NADA, OS DONOS DA TERRA E ETC!!!. MAS PARA ISSO SE FAZ NECESSÁRIO, NÃO DE REGREDIRMOS. PORÉM, REFLETIRMOS SOBRE AS SUGESTÕES, DESTA FORTE, OS JURADOS NÃO FICARIAM EXAUSTOS EM JULGAREM OS MESMOS ORIXÁS PASSANDO INÚMERAS VEZES AGORA EM TRÊS DIAS DE DESFILE.
A LUZ DA INSPIRAÇÃO DOS COMPOSITORES IRÁ TRAZER-LHES UMA GAMA IMENSURÁVEL A IMAGINAÇÃO DE CADA UM.
POIS, É ASSIM DESDE QUE O SEMBA É SAMBA.