A Cidade do Samba, no Centro do Rio de Janeiro, abriu as portas para os Sambistas conhecerem os Enredos das 12 Agremiações do Grupo Especial do Carnaval carioca nesta sexta-feira (8). Com entrada franca, o Evento promovido pela LIESA, que coordena os Desfiles, aproxima os foliões das Agremiações aos Membros das Escolas e ajuda a explicar ao público o que cada uma vai mostrar na Avenida.
Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-flor de Nilópolis, Viradouro, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e o Salgueiro participaram do evento.
A noite contou com um show especial do grupo Fundo de Quintal e o pagode do Cacique de Ramos, em homenagem ao cantor Bira Presidente (1937 – 2025), fundador de ambos os grupos que se tornaram bastiões do samba no Rio de Janeiro. A entrada do público é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
“Já tradicional no Carnaval até o início dos anos 2000, quando acontecia em um formato para os convidados das Agremiações, o Evento foi remodelado em 2025, passando a ser aberto ao público, na Cidade do Samba”, conta a LIESA.
O Presidente da LIESA, Gabriel David, celebrou a realização da Noite dos Enredos do Carnaval do Rio e destacou a importância do espaço para a cultura carnavalesca.
“É uma noite muito importante. Toda vez que a gente utiliza aqui a Cidade do Samba, eu acho muito importante. Foi um equipamento esquecido durante muito tempo. Poder aumentar a utilização desse equipamento ao longo do ano é um motivo de orgulho para todos os Sambistas. Afinal de contas, esse lugar foi construído para nós”, afirmou.
Gabriel ressaltou que a entrada nos Eventos segue aberta ao público com a doação de um quilo de alimento. “Desde o início da minha Gestão, no ano passado, eu acho que isso também é uma vitória. Para todos os Sambistas e para todo mundo que ama e vive o Carnaval ao longo do ano. E, para quem não vive, é uma oportunidade de conhecer um pouquinho de como é esse trabalho das Escolas”, disse.
O Evento também terá um momento especial de homenagem a Arlindo Cruz, que morreu nesta quinta-feira (8). No início da noite, os presentes prestaram suas condolências com um minuto de silêncio.
“Vai ser uma noite de homenagens, um momento de reflexão. Acho que a partida do Arlindo é algo muito triste para o Mundo do Samba, mas que hoje a gente possa comemorar o legado que ele deixou para a nossa geração e para as novas que virão. Que a gente possa sempre erguer a Bandeira do Samba, manter o samba forte e vivo”, declarou Gabriel.
Gabriel completou destacando a importância da apresentação dos enredos. “Nesse momento, onde elas apresentam os seus enredos, já teve todo um estudo histórico para chegar nesse momento. É a mesma linha narrativa que é utilizada para o início das disputas de samba. Quem vem para a Cidade do Samba acompanhar esses momentos ao longo do ano começa a entender mais sobre esse ciclo anual das Escolas”, concluiu.
Virginia Fonseca, Rainha de Bateria da Grande Rio, foi uma das famosas que aproveitaram o Evento de perto. Apesar da correria, a influenciadora comentou sobre a nova responsabilidade: “A gente está ensaiando, acompanhando junto a Escola tudo, as roupas. Tá bem legal, treinando, vai dar certo”, disse animada.





Redes Sociais / Cidade do Samba – RJ














