Em 13 de abril de 2024, sob a Lei n° 14.834, foi instituído o Dia Nacional da Mulher Sambista, a data marca o nascimento da Cantora, Compositora e Instrumentista Yvonne Lara da Costa em 1922, no Rio de Janeiro.
Dona Ivone Lara completaria 103 anos, e para registrar essa homenagem simbólica, e de muita representatividade, Personalidades do Samba receberão medalhas honrosas.
Na Roda de Samba estarão André Lara, Músico e neto de Dona Ivone, ao lado de Letícia Soares – Atriz e Cantora, finalista do reality show musical “Canta Comigo”, em 2021, vencedora dos Prêmios APTR, Bibi Ferreira, Cesgranrio de Teatro, Botequim Cultural e Destaques Musical.Rio, como melhor Atriz por seus recentes trabalhos nos musicais “A Cor Púrpura” e “Marrom”. Ela será a Protagonista do filme homônimo à grande Cantora.
O Evento terá duas datas: no Bar Samba (Rua Fradique Coutinho – 1007/Vila Madalena/SP), em 12 de abril de 2025, a partir das 21h; e no Baródromo (Rua Dona Zulmira, 41 – Tijuca/Rio, no dia seguinte, 13, das 16h30 até 21h, com convidados especiais.
Além da celebração ao aniversário da Cantora, inicia-se a Produção de uma grande obra cinematográfica, o filme: “Dona Ivone Lara, o prazer da serrinha”, sob Direção de Mayara Aguiar, e Roteiro de Elísio Lopes, Igor Verde e Diane Silva.
Sob a realização de Agojie Bravos Conscientes Blacks Filmes e Marketing Cultural BFV Cultura e Esporte, a obraresgatará a história de Dona Ivone e a contribuição das mulheres na história de um dos maiores símbolos da identidade cultural brasileira – O Samba – reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, inspirado na vida e Obra da Artista.
Biografia
Dona Ivone Lara, um dos principais nomes da música popular brasileira, nos levou aos braços da paz e do samba.
Compositora, cantora e instrumentista, considerada a rainha e grande dama do samba, formada em enfermagem e assistência social, com um importante papel na reforma psiquiátrica do Brasil, junto à dra. Nise da Silveira.
Viveu no período de 1921 a 2018. Filha de um casal musical, foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores da escola de samba Império Serrano.
Gravou 15 álbuns musicais, compôs inúmeras canções. Dentre as premiações, em 2016, foi condecorada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na cerimônia da Ordem do Mérito Cultural.
Redação SRZD/Redes Sociais – SP