NOTÍCIAS

Presidente e vice comentam trabalho no Camisa Verde e Branco

A ascensão do Camisa Verde e Branco a partir de 2023 é notável. Nove vezes campeão do Grupo Especial do Carnaval paulistano, a Agremiação estava, no ano citado, há onze anos no Grupo de Acesso I e conseguiu o retorno como Vice-Campeã daquela temporada. Em 2024, veio a manutenção no pelotão de Elite de São Paulo. E, em 2025, com o enredo “O Tempo Não Para! Cazuza – O Poeta Vive”, inicialmente desenvolvido pelos Carnavalescos Cahê Rodrigues e Leonardo Cata Pretta e concluído por uma Comissão de Carnaval, o Trevo conquistou a quinta colocação – que deu à Escola da Barra Funda o direito de voltar ao Desfile das Campeãs, algo que não acontecia com a Agremiação na Primeira Divisão da Folia desde 2002. Para falar sobre o histórico resultado, Erica Ferro, Presidente da instituição, e com João Victor Ferro, Vice-Presidente e Diretor de Carnaval da verde e branco, comentaram sobre o trabalho realizado na Agremiação.

Um dos segredos para que o Camisa tenha cumprido os objetivos traçados nos últimos anos, certamente, é o cuidado técnico com os detalhes. Um deles é a pasta entregue aos jurados com todos os detalhes da apresentação. Mesmo admitindo que o Trevo não tem o poderio financeiro de outras coirmãs, João Victor destaca a inteligência da Agremiação ao preparar tal documento: “Eu acho que ficou muito claro para quem entende de Carnaval e para quem estuda o regulamento que o Camisa sempre jogou de uma forma muito técnica. O Camisa era questionado por conta de beleza e por conta do luxo, só que o regulamento nunca pediu isso. Primeiro a gente levou essa leitura para dentro de casa e entendeu o que é que o jurado queria. E é isso que a gente entrega – e isso que a gente pode entregar. Teve até um veículo de mídia que falou que o Camisa foi muito bem nos módulos que não dependiam de grana, por sinal. E foi isso mesmo. Quando a gente voltou para o Grupo Especial, foi dessa maneira. Quando a gente se manteve no Grupo Especial, foi dessa maneira. E agora, essa ascensão para o quinto lugar, foi dessa maneira. Eu estou muito feliz, porque a gente ficou empatado com a então Bicampeã do Carnaval, só um décimo atrás empatado com os Acadêmicos do Tatuapé que está todo ano aí no Desfile das Campeãs. É daí para melhorar ainda mais”, refletiu.

O pensamento é endossado por Erica, que destacou não apenas a pasta em si, mas uma característica da Gestão comandada por ela: “Tem que ser assim, o foco tem que ser o planejamento e na estratégia sempre. O Camisa é uma Escola que, hoje, ainda tem algumas dívidas, ainda não conseguiu sanar todas as dívidas anteriores. A gente vem trabalhando dessa maneira e está dando certo”, comentou, também falando sobre a realidade orçamentária da Instituição.

Há, ainda, uma característica importante em relação à aceitação da Comunidade em relação ao modelo estratégico da Instituição. Com Desfiles antológicos na rica história alviverde, muitos podem pensar que o novo caminho pode incomodar alguns torcedores do Trevo. De acordo com a Presidente, entretanto, todos estão na mesma sintonia: “A Comunidade abraçou o Projeto, a Comunidade se fez presente e trabalhou bastante. Eu acho que isso foi o mais importante, a união com a Cmunidade. Muita gente que tinha saído voltou e a Diretoria se uniu junto com a Comunidade. Eu acho que isso ajudou muito”, comentou.

Ao ser questionado sobre novidades para 2026, João Victor se esquivou, mas deu um spoiler sobre o futuro da Instituição: “Cada Carnaval é um Carnaval, cada Projeto é um Projeto. Eu não posso te falar sobre novidades ou sobre 2026 agora porque eu não sei o que é que vai vir pela frente. O que eu posso garantir é que a Escola vai continuar jogando com o regulamento embaixo do braço. Se a regra é essa, a gente vai seguir e vamos ver o que vai dar”, cravou.

Já a Presidente deixou todos na curiosidade: “Já temos algumas coisas para 2026, mas não pode adiantar nada ainda”, finalizou Erica.

Redes Sociais/PorWill Ferreira/Camisa Verde e Branco – SP

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Sambas Vila Isabel 2025

Sambas São Clemente 2025

Samba Campeão 2025

Samba Campeão 2025

Sambas Mangueira 2025

Sambas Salgueiro 2025

Sambas Viradouro 2025

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Sambas concorrentes Arranco 2025

Samba Estácio de Sá 2025

Sambas concorrente Unidos da Tijuca 2025

Sambas concorrente Portela 2025

SambaTuiuti 2025

Sambas concorrentes Beija-Flor 2025