NOTÍCIAS

Polêmicas do Carnaval: Grande Rio, Tijuca e UPM entram com recursos na LIESA; entenda os motivos

Além das notas nos Desfiles, outro assunto em Debate é uma multa aplicada por demora na dispersão de carros alegóricos

Foi-se o tempo em que o Carnaval acabava na Quarta-Feira de Cinzas. Mesmo com o fim da apuração, a insatisfação com notas — e justificativas para a perda de pontos, divulgadas nesta quinta-feira — gerou uma reação por parte das próprias Escolas de samba. Além da Grande Rio, que requisita na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) que seja declarada campeã junto à Beija-Flor, a Unidos de Padre Miguel (UPM), rebaixada à Série Ouro, informa que ingressou com um recurso na Entidade, discordando das justificativas dadas para que perdesse pontos. Além das duas, a Unidos da Tijuca também fez sua reclamação: recorre de uma multa de R$ 80 mil aplicada à Escola. O Departamento jurídico da LIESA irá analisar os recursos.

Unidos de Padre Miguel: Questiona justificativas dos Jurados

De acordo com a Escola da Vila Vintém, o recurso já foi protocolado, mas sem o objetivo de prejudicar outras Agremiações: o pedido é por “avaliação justa e transparente”, diz trecho do posicionamento compartilhado nas Redes Sociais da UPM. “Durante a revisão das justificativas, foram identificadas inconsistências graves, incluindo penalizações em Quesitos específicos devido a uma falha técnica no Caminhão de Som – um problema alheio à responsabilidade da Unidos de Padre Miguel e que, portanto, não deveria ter resultado em perda de pontos.”

Desfile da Unidos de Padre Miguel foi penalizado pelos jurados e escola, que foi rebaixada, entra com recurso na Liesa — Foto: Alexandre Cassiano
Desfile da Unidos de Padre Miguel foi penalizado pelos Jurados e Escola, que foi rebaixada, entra com recurso na LIESA — Foto: Alexandre Cassiano

Dos 36 jurados, apenas quatro deram notas 10 à Escola: dois Julgadores de Enredo, um de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além de outro em Evolução. As notas baixas, que culminaram na diferença de mais de um ponto para a antepenúltima escola — a Mocidade somou 267,9 pontos, enquanto a UPM foi rebaixada com 266,8 — geraram um Debate nas Redes Sociais, especialmente no Quesito Samba-Enredo, em que o “excesso de termos em iorubá” embasou a Jurada Ana Paula Fernandes a tirar três décimos do Boi Vermelho da Vila Vintém.

A repercussão foi tanta, que Sambistas levantaram a hashtag #FechadosComAUPM no X, Rede Social em que o tópico figurou entre os assuntos mais comentados do dia.

Carnaval 2025: Veja fotos do desfile da Unidos de Padre Miguel

Por João Vitor Costa – 100 ANOS DE GLOBO
 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025