NOTÍCIAS

Parceria de Lico Monteiro é a Campeã na Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca escolheu na madrugada deste domingo (13) o seu hino oficial para o Carnaval 2026. Venceu a Parceria de Lico Monteiro, Samir Trindade, Leandro Thomaz, Marcelo Adnet, Marcelo Lepiane, Telmo Augusto, Gigi da Estiva e Juca. O Samba escolhido servirá de trilha sonora para o Enredo “Carolina Maria de Jesus “, uma homenagem à Escritora, Memorialista, Compositora e Multi-Artista mineira, Autora do Best-Seller “Quarto de Despejo – O Diário de uma favelada”, considerado uma das mais revolucionárias e impactantes obras da literatura brasileira. A Tijuca fechará a segunda-feira de Desfiles no Carnaval 2026.

Durante a noite, a Unidos da Tijuca escreveu uma nova página de sua história quase centenária. Uma madrugada histórica, que reuniu talento, coragem e poesia como há muito não se via. Em uma futura mudança de sua Quadra, a noite marcou a última escolha de Samba realizada na Quadra do Clube dos Portuários, sua casa por mais de 30 anos. Agora, Carolina Maria de Jesus não é apenas um Enredo: é o coração pulsante da Tijuca. A obra escolhida nasce de um chão de saudades, de saberes que se transformam em canto libertador. Ela é feita da mesma madeira dos barracos do Borel e das páginas que resistem ao despejo; carrega as marcas de quem foi obrigada a sobreviver. A canção traduz, em ritmo e poesia, um país que ainda sonha com sua liberdade.

O Samba vencedor não se limita a narrar a vida de uma escritora. Ele encarna a menina que virou verbo, o olhar da fome transformado em denúncia, a fé que se faz arma. Traz no seu tecido a realeza escondida nas vielas, o barraco que vira literatura, as Marias que viram seus filhos crucificados e ainda assim levantam a cabeça. Cada frase é uma convocação silenciosa para que a Tijuca reconheça seu lugar, lute e mude a sua própria história.

Com esta obra, a Escola Tijuca reafirma o seu DNA de recomeçar, de reinventar-se, de fazer sempre um novo caminho. Ao anunciar o Campeão, não há mais lados nem divisões: a Agremiação será um só corpo cantando Carolina. É a Escola inteira, do Mestre-Sala à Velha Guarda, dos Ritmistas aos torcedores, se preparando para viver a escritora do povo. A Unidos da Tijuca seguirá em busca de sua quinta estrela com a força de uma canção que nasceu da dor e da coragem para se tornar hino de esperança. Hoje, Carolina é Tijuca. Hoje, a Tijuca é Carolina.

Ouça o samba Campeão Carnaval 2026

10nota10.com / Fotos: Alex Maia / Geissa Evaristo ASCOM – GRESU Tijuca

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE
*Fica registrado que todos os envolvidos neste site, e os demais que por ventura chegarão, são colaboradores, sem qualquer vínculo empregatício

Sambas Vila Isabel 2025

Sambas São Clemente 2025

Samba Campeão 2025

Samba Campeão 2025

Sambas Mangueira 2025

Sambas Salgueiro 2025

Sambas Viradouro 2025

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Sambas concorrentes Arranco 2025

Samba Estácio de Sá 2025

Sambas concorrente Unidos da Tijuca 2025

Sambas concorrente Portela 2025

SambaTuiuti 2025

Sambas concorrentes Beija-Flor 2025