A Acadêmicos de Niterói é a Campeã da Série Ouro pela primeira vez e vai Desfilar no Grupo Especial em 2026. Com o Enredo sobre festas juninas, a escola Desfilou na segunda noite, no sábado (1º). São Clemente e Tradição estão rebaixadas e vão disputar a Série Prata, na Intendente Magalhães.
Niterói começou disputando nota a nota com União da Ilha e Porto da Pedra até os três últimos Quesitos, quando se isolou na frente. A Estácio de Sá ainda chegou perto após o penúltimo Quesito, mas Niterói não perde pontos na Bateria e ficou com o Título.
Aconteceu na tarde desta quinta-feira, num hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a apuração da Série Ouro. Nesta etapa, foram divulgadas as notas dos 36 jurados, que avaliaram 9 Quesitos das Escolas de Samba que Desfilaram na sexta-feira e no sábado de Carnaval, com quatro Jurados para cada Quesito. O evento começou às 17h.
Quantas caem? Quantas sobem?
Em razão do trágico incêndio em uma Fábrica de Fantasias ocorrido no início de fevereiro, que afetou o Império Serrano, a Unidos de Bangu e a Unidos da Ponte, essas Agremiações não foram avaliadas: não poderão ser rebaixadas nem vencer o campeonato deste ano. Com isso, apenas 13 das 16 escolas de samba passaram pela Avaliação.
As escolas que foram julgadas são: Botafogo Samba Clube, Arranco, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Em Cima da Hora, União da Ilha, Tradição, União do Parque Acari, Vigário Geral, Porto da Pedra, São Clemente e Acadêmicos de Niterói.
No resultado final, as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata, que Desfila na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, Zona Norte. Já a campeã garantirá acesso ao Grupo Especial.
Diferentemente do ano passado, quando subiram a Botafogo Samba Clube e a Tradição ao fim da apuração da Série Prata, em 2025 apenas uma Escola da terceira divisão pode subir para a Série Ouro.
Quem caiu?
De volta ao Grupo Especial no ano passado, depois de mais de cinco décadas no acesso, a Unidos de Padre Miguel não conseguiu se manter na Elite do Carnaval carioca e retornou à Série Ouro para o Desfile de 2026. A Escola somou 266,8 pontos e ficou atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel, também da Zona Oeste, que obteve 267,9 pontos. Por meio de nota oficial, a Direção da Escola da Vila Vintém reconheceu ter cometido algumas falhas, porém classificou como baixas e injustas as notas recebidas no julgamento, além de chamar o resultado de “inaceitável” e que não condiz com o que a Agremiação apresentou na Avenida.
Por EXTRA — Rio de Janeiro