A Mocidade Independente de Padre Miguel definiu na madrugada deste domingo (21) o Hino que irá embalar a Verde e Branco da Zona Oeste no Carnaval 2026. A Obra vencedora, assinada pelos Compositores Jefinho Rodrigues, Diego Nicolau, Xande de Pilares, Marquinho Índio, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Renan Diniz, Lauro Silva, Cleiton Roberto e Cabeça do Ajax, foi aclamada pela Comunidade no Maracanã do Samba. A Escola levará para a Avenida o Enredo “Rita Lee, a Padroeira da Liberdade”, desenvolvido pelo Crnavalesco Renato Lage. A Mocidade será a primeira Escola a Desfilar na segunda-feira de Carnaval, no Grupo Especial.
“Aqui é a minha Escola de coração. Sempre ganhar samba aqui parece que foi a primeira vez. Tem a emoção, o nervosismo, a vontade de ganhar e a vontade de realizar um bom espetáculo para minha Escola sempre. Muita felicidade. O refrão do nosso samba mostrou a força que ele tem. É um som muito popular, remetendo a uma música famosa da Rita, que é a nossa homenageada, e mesclando com o sentimento de amor do Independente pela Escola. O mais forte é: ‘Mocidade, ê, ê, ê, minha mocidade, voltei por você. Desbaratina a razão, se joga, meu bem, no céu, no mar, na lua, na Vila Vintém”, disse o Compositor Diego Nicolau.
Emocionado com a vitória, o Compositor Richard Valença destacou a simbologia de homenagear Rita Lee na voz da Mocidade. “Essa semana eu dei uma entrevista e afirmei que a Mocidade se fala no feminino. A Rita Lee é uma voz plural de feminilidade, de combate a qualquer preconceito que seja voltado ao público feminino. São histórias que se cruzam, são perfis que se cruzam: a Mocidade é a Rita Lee, e a Rita Lee é a Mocidade. É uma honra poder vencer essa disputa pela quinta vez com a minha parceria e ser a voz da Rita Lee na Sapucaí pela Mocidade. É algo indescritível, único. A Mocidade merece falar de Rita Lee, e a Rita Lee merece passar no Carnaval carioca”, afirmou.
Sobre a força do Samba, Richard Valença ressaltou: “O refrão principal vai ser uma coqueluche, vai ser um absurdo na Sapucaí. Mas o trecho ‘sou Independente, fácil de amar, livre de qualquer censura’ tem uma identidade muito forte com a Mocidade. O público do Carnaval ama a Escola, mas ao mesmo tempo chega com o pé atrás por conta dos últimos resultados. Então, o Independente precisa falar isso: que é fácil de amar, que tem a ver com ele e tem a ver com a Rita Lee. Eu acho que todo Samba pega, mas esses dois refrões vão levantar a Sapucaí”.
O intérprete Igor Vianna viveu uma noite especial ao defender o hino campeão. “Um momento único, estar na minha escola do coração. Eu só tenho a agradecer a Deus e aos meus Orixás. É muito diferente cantar aqui, a emoção bate diferente”, contou.

Sobre a parceria com o mestre de bateria, foi enfático: “Podem esperar um grande trabalho na Avenida. A minha troca com o Dudu é excelente e o nosso hino vai levantar a Sapucaí”.
Renato Lage: Um enredo que é a cara da Mocidade
O carnavalesco Renato Lage explicou a origem do enredo: “Sempre tive vontade de fazer um enredo sobre Rita, ela é minha contemporânea. Coincidiu eu voltar pra Mocidade e querer fazer aqui. Gostaria de ter feito com ela em vida, mas não foi possível. A família está apoiando, adorando. O Roberto e o João, filhos dela, estão presentes”.

Sobre o desenvolvimento do desfile, adiantou: “Os protótipos já foram apresentados internamente, a reprodução já começou, barracão em andamento. O projeto está todo pronto”.
A grande festa começou com os Shows da Banda Jet Samba Black e Velha Guarda da Mocidade comandada pelo Baluarte Tiãozinho da Mocidade.


Nota: Um momento de constrangimento quando alguns sócios proprietários( que por “coinscidência” faziam parte da oposição da atual Gestão), da Agremiação foram impedidos de transitar pelos camarotes contrariando o Estatuto da Escola. Porém, o impasse foi resolvido.
Ouça o Samba Campeão:
10nota10.com / Redes Sociais / Mocidade Independente de Padre Miguel















