NOTÍCIAS

Mangueira pode ter um dos maiores poetas do país como Compositor no próximo Carnaval

A Estação Primeira de Mangueira, segunda maior Campeã do Carnaval carioca, levará para a Sapucaí em 2026 o Enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. A proposta homenageia a vida e a força cultural do lendário mestre amapaense, símbolo da resistência afro-indígena da região Norte.

O tema mobilizou o Amapá e atraiu para a Disputa de Samba algumas das maiores referências culturais do estado. Joãozinho Gomes, considerado um dos maiores poetas do país e autor de Jeito Tucuju — canção reconhecida como Hino cultural amapaense — uniu-se a Patrícia Bastos e Val Milhomem, vozes consagradas da cena nortista, para compor um samba que traduz a alma Tucuju.

“Como filho dessa terra, fico muito honrado de ver nossa história contada pela maior escola de samba do planeta, que é a Mangueira”, afirma Joãozinho Gomes. “Mestre Sacaca é uma referência para todo amapaense, e fazer um Samba sobre ele é, acima de tudo, cantar nosso povo.”

A Parceria, batizada de Samba 15, também conta com reforço carioca. Igor Leal, Pedro Terra, Paulo César Feital, Dr. Herval e Tomaz Miranda — nomes que juntos somam nove Sambas Oficiais da Verde e Rosa, incluindo os Campeões de 2002 (Vou Invadir o Nordeste) e 2019 (Marielle) — unem forças com os artistas amapaenses para Disputar o Hino Oficial.

“O Samba é uma grande viagem pelo extremo norte do país. Visitamos a família de Mestre Sacaca, sentimos a energia do jeito Tucuju e, junto com Joãozinho e Patrícia Bastos, traduzimos isso em versos que unem Amazônia e Mangueira”, destaca Igor Leal.

O Samba 15 está entre os quatro finalistas da Estação Primeira de Mangueira e será defendido no próximo sábado, dia 27, na Quadra da Escola, quando será escolhido o Hino Oficial para o Carnaval 2026.

10nota10.com / Enildo Viola / Fotos: DILEAN MONPER

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE
*Fica registrado que todos os envolvidos neste site, e os demais que por ventura chegarão, são colaboradores, sem qualquer vínculo empregatício

Sambas Vila Isabel 2025

Sambas São Clemente 2025

Samba Campeão 2025

Samba Campeão 2025

Sambas Mangueira 2025

Sambas Salgueiro 2025

Sambas Viradouro 2025

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Sambas concorrentes Arranco 2025

Samba Estácio de Sá 2025

Sambas concorrente Unidos da Tijuca 2025

Sambas concorrente Portela 2025

SambaTuiuti 2025

Sambas concorrentes Beija-Flor 2025