Os preparativos para o Carnaval 2026 já estão a todo o vapor na Marquês de Sapucaí, que ganhará um novo sistema de som para os Desfiles. As obras de melhorias, feitas pela Prefeitura, incluem a construção de dez canaletas transversais para a passagem do cabeamento necessário ao longo da Avenida. A partir do próximo ano, conforme a LIESA já havia anunciado, o tradicional caminhão usado pelos Intérpretes e Músicos de apoio será extinto.
Além de abrigar os cabos, as estruturas vão contemplar os condutores de elétrica e iluminação cênica, acabando com os cabos expostos na pista. Os dutos foram construídos pela Secretaria Municipal de Conservação em valas rasas, que serão fechadas com concreto armado e, em seguida, asfaltadas.
“A pedido da LIESA, a Prefeitura do Rio executou a intervenção estrutural na Marquês de Sapucaí, que permitirá a transformação na qualidade do som. Após concluirmos a abertura e a concretagem das canaletas, vamos recapear toda a Marquês de Sapucaí para deixá-la pronta para os Ensaios Técnicos e para o Carnaval de 2026. As canaletas vão eliminar tanto os fios aparentes quanto a necessidade do Carro de Som”, explica o secretário de Conservação, Diego Vaz.
As dez canaletas têm 14 metros de extensão, e cada uma delas contém três dutos de 100 mm. Para o novo sistema, basta um duto de 100 mm, no entanto, outros dois foram instalados para servirem de opções em caso de necessidade
“A modernização do sistema de som do Sambódromo é um passo importante na valorização do nosso maior espetáculo. A Riotur, como responsável pela administração do espaço, vem trabalhando em conjunto com a Liesa e outros órgãos públicos para garantir que o Carnaval do Rio continue sendo uma referência mundial. Esse investimento em tecnologia assegura que cada Escola de Samba seja ouvida em toda a sua potência, com qualidade e equilíbrio, valorizando o trabalho de quem faz o Carnaval e a experiência de quem assiste”, destaca Bernardo Fellows, Presidente da Riotur.
Som reformulado
Ao longo dos anos, o Som da Sapucaí sempre foi um dos maiores alvos de críticas por parte tanto do público como dos Artistas. No início do ano, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) anunciou que a melhoria do equipamento seria uma meta prioritária.
Em julho, durante entrevista ao podcast “SambaPod”, o Presidente da LIESA, Gabriel David, anunciou que além dos ajustes técnicos, o novo modelo eliminaria completamente o uso do tradicional Carro de Som.
“A gente fez uma nova testagem de som, radicalmente diferente do que se teve no Carnaval dos últimos 30 anos. Várias pessoas que trabalham no mais alto nível musical e nas Escolas de Samba participaram desse grande estudo para que pudesse se desenvolver um novo mecanismo operacional de som. Tudo de som no próximo Carnaval é novo, das caixas de som à forma como elas são conectadas à mesa… absolutamente tudo é novo. Não tem mais Carro de Som por uma questão tecnológica e operacional. Será todo mundo com fone. É ali que os artistas vão ter o retorno”, afirmou Gabriel, na ocasião.
Em 2025, no primeiro dia dos Desfiles do Grupo Especial, a Unidos de Padre Miguel enfrentou problemas no som, gerando revolta entre os sambistas.
Em agosto, a LIESA realizou o primeiro teste oficial da nova sonorização. O Ensaio contou com a participação da Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã, liderada pelos Intérpretes Nino e Jéssica Martin.
A responsável técnica pelo Projeto, Francine Almeida, comentou os desafios em implementar o novo modelo. “A gente trouxe várias Equipes, porque entendemos que a dificuldade aqui é diferente. Qualquer show que você vai, o palco está fixo, o público está ali olhando. Aqui não, seu palco se movimenta e o público está fixo. Com isso, a gente tem milhões de desafios que não é só pendurar uma caixa e fazer o som rolar nela”, explicou Francisca, em agosto.
10nota10.com / Redes Sociais / LIESA – RJ















