A Imperatriz Leopoldinense usou o Instagram, neste sábado (15), para anunciar a saída da Musa Carmem Mondego do Cargo. A Escola de Samba afastou a Dançarina do Posto após ela não comparecer ao Desfile da Comunidade pelas ruas de Ramos devido a um compromisso no Carnaval de Porto Alegre.

“A Imperatriz Leopoldinense informa que Carmem Mondego não seguirá para o próximo Carnaval como Musa da Escola, devido ao fato de Carmem ter optado por Desfilar no Carnaval de Porto Alegre, deixando de Desfilar para nossa Comunidade neste sábado. O compromisso de hoje era considerado inegociável para a Escola. No papel de única Musa da Escola, e tendo informado à Presidência da Imperatriz apenas 24 horas antes de nossa apresentação, a decisão foi tomada”, informou a Agremiação.
“O comprometimento da Imperatriz Leopoldinense com sua Comunidade deve ser levado a sério exigindo respeito e compromisso. O Desfile realizado hoje era de fundamental importância a presença de toda Equipe. Quando passa a não ser prioridade, frente ao Carnaval de outra cidade, medidas precisam ser tomadas. Agradecemos a compreensão de todos”, completou.

O motivo da saída de Carmem gerou polêmica e Personalidades do Samba lamentaram a decisão da Escola de Samba através dos comentários da publicação. “Precisamos falar sobre a desvalorização das meninas das Comunidades como um todo. Bastou alguns segundos olhando o feed da Carmem Mondego para perceber que ela vive a cultura do Carnaval e o amor ao seu Pavilhão o ano inteiro. Essas mulheres se dedicam todos os meses do ano para chegar no Carnaval, e os holofotes e os lucros ficarem somente com as pessoas famosas, sem representatividade nenhuma”, disse Thelminha, Musa do Salgueiro.
“Algumas não sabem nem o que estão fazendo ali; tratam o Carnaval como mais um evento no ano onde vão aparecer e ganhar engajamento. Voltar atrás na decisão seria uma ótima forma de reconhecer o trabalho das Musas e Passistas, crias de cada Comunidade. Escrevo como Sambista que sou há 20 anos, e que admira muito o trabalho de vocês, mas fiquei de coração partido com esse post”, completou.
Musa da Unidos de Padre Miguel, Larissa Reis disparou: “Medida drástica para quem sempre esteve presente. Vocês também analisaram o viés que mulatas show são dançarinas que não possuem renda fixa, visto que para muitos isso nem é considerado trabalho, e que todo e qualquer trabalho é uma oportunidade também de sobrevivência? Aluguel, contas, mercado… Depois dos dias de folia, a vida segue e a Comunidade não está com o mesmo poder aquisitivo que os dirigentes. Nem todo mundo é herdeiro. Faltou um pouco sensibilidade e flexibilidade com quem se dedica uma vida inteira ao Pavilhão!”.
Mari Mola, Madrinha do Arranco e Destaque da Unidos de Padre Miguel, pediu que a Agremiação repensasse o afastamento de Carmen da Escola: “Estou realmente triste com essa notícia! Eu mesma ontem desfilei em Porto Alegre e não pude comparecer no desfile com a Unidos de Padre Miguel! Infelizmente, para a gente que trabalha com a Dança do Samba, esse é o momento de grandes trabalhos, fechados com muita antecedência, e antes mesmo de nossas Escolas decidirem datas de Eventos ou Desfiles comemorativos! Espero realmente que essa decisão seja pensada e avaliada! É muito triste não ser compreendida pela Escola que a gente se dedica a nossa vida inteira! Por favor, Imperatriz… repense essa decisão”.
Já Suzy Brazil frisou o amor que a Musa tem pelo Pavilhão. “Que triste. Carmem transpira Imperatriz. Desfilo há 3 anos na escola e percebo claramente o amor dela pelo Pavilhão. É tão importante valorizar quem realmente se dedica”, opinou.