Mais de 60 mil pessoas assistiram aos Desfiles das Escolas de Samba de Niterói, no último fim de semana. As 20 Agremiações que passaram pelo Caminho Niemeyer emocionaram o público com muito brilho, técnica, evolução, Baterias vibrantes e uma novidade: a iluminação cênica, que ressaltou ainda mais a beleza do espetáculo. E a folia não para. Blocos e Carnavais de Rua tomam conta da cidade nos próximos dias.
A Prefeitura de Niterói montou infraestrutura e todo o esquema de segurança, com órgãos municipais e do Estado, para que o folião pudesse aproveitar tranquilo o Desfile das Agremiações e aproveitasse a programação do Carnaval de Rua. A festa promete agitar foliões de todas as idades, com Blocos e os tradicionais Carnavais de bairro, que este ano serão realizados em 26 locais.
Niterói se destaca por oferecer um Carnaval democrático, que reúne amigos e famílias inteiras, com bailinhos infantis e batuques para todos os gostos. O Prefeito Rodrigo Neves destaca o caráter pacífico que toma conta da cidade nos dias de festa.
“Em Niterói, não tem contradição, a gente investe em saúde, educação e também no Carnaval, que é uma manifestação da Cultura Popular importante para a população e que movimenta a economia em diversos setores. O niteroiense sabe festejar de forma pacífica e mantemos toda atenção para que continue sendo assim na nossa cidade. Montamos um esquema integrado entre os Órgãos da Prefeitura e de segurança, para que todos aproveitem os dias de Carnaval em tranquilidade junto com a família e os amigos”, afirma o Prefeito.
A programação completa está disponível no Site https://niteroi.rj.gov.br/carnaval, permitindo que moradores e visitantes escolham onde curtir o Carnaval com segurança e infraestrutura.
A Folia também promete agitar a economia da cidade. O Presidente da Neltur, André Bento, ressalta a contribuição do Carnaval para o setor de hotelaria e serviços, e para Profissionais das Artes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/T/e/cNSroiQ72HaGgaF262Ww/paulo-lima-desfiles-niemeyer-4-1-.jpeg)
“O Carnaval impulsiona a indústria do turismo e gera oportunidades de emprego, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, transporte, cultura e serviços, além de envolver músicos, bailarinos, desenhistas, costureiras, técnicos e artistas. Os carnavais de bairro e os blocos de Niterói reúnem comunidades e famílias em um espírito festivo e alegre, com muito samba no pé. O carnaval raiz e espontâneo da cidade mantém essa tradição”, afirma.
Já o Secretário de Governo e Presidente da Comissão de Carnaval, Paulo Bagueira, destaca que o Carnaval de Niterói promove a Integração Social.
“O Carnaval de bairro é uma tradição do niteroiense. É um momento em que famílias inteiras se reúnem perto de suas casas, com segurança, e aproveitam a festa com muita animação. É uma oportunidade de encontro, confraternização e de lembrar que o Carnaval faz parte da nossa raiz, da nossa cultura. Por isso, já estamos dando a dica para que todos se informem, escolham sua Fantasia e venham brincar o Carnaval com paz e alegria”, ressalta Paulo Bagueira.
Esquema especial para a Folia
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) de Niterói intensificou a fiscalização durante os Blocos de Carnaval para garantir a segurança de Foliões e moradores. Em parceria com a Guarda Municipal, a Seop está percorrendo as ruas da cidade para coibir o uso de garrafas de vidro e outros materiais cortantes. Os agentes orientam os Foliões a descartarem materiais proibidos e recolherem os itens que representam risco de acidentes.
Bebidas vendidas por ambulantes que não atendem às normas de segurança estão sendo recolhidas e lacradas pelas equipes da Seop e da Guarda Municipal. Os Produtos apreendidos são levados para o Dpósito Público municipal e os ambulantes poderão comparecer ao local para retirá-los posteriormente, desde que cumpram as regulamentações estabelecidas.
A ação de fiscalização também conta com a presença de equipes da CLIN, que realizam a limpeza constante das áreas. O Secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, fez um apelo à população para que se divirta com responsabilidade durante o período de festas.
“Queremos que todos se divirtam à vontade nos Bocos de Rua, mas é importante que a segurança de todos seja preservada. Pedimos para que os Foliões tragam materiais de plástico ou latas, que são mais seguros. Garrafas de vidro e outros objetos cortantes podem provocar acidentes e comprometer a segurança da festa. Além disso, esses materiais podem ser facilmente recolhidos pelos catadores ou pela própria Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN)”, afirma Gilson Chagas.
Por Prefeitura de Niterói