NOTÍCIAS

Grande Rio faz Ensaio com sede de vitória e reafirma briga pelo Título do Carnaval 2025

Unida e com o Samba na alma e na ponta da língua, a Acadêmicos do Grande Rio fez seu melhor treino da temporada e encerrou o período de Ensaios de Rua, no último domingo, na região central de Duque de Caxias. O canto forte e a excelência dos Quesitos foram os destaques de uma noite que reafirmou que a Tricolor Caxiense entrará na Avenida para brigar pela segunda estrela.

Ao fim dos quase 700 metros de percurso, a Escola foi recebida pela torcida aos gritos de “É campeã”. Juntos, Fafá e Evandro Malandro puxaram um coro com com os Componentes, e a emoção tomou conta dos Quesitos. Para o Diretor de Carnaval, Thiago Monteiro, a Agremiação está preparada para entrar no Sambódromo e brigar pelo Título.

“Hoje foi diferente. A Escola está pronta. Estamos prontos para fazer um grande Carnaval. A Grande Rio que queremos mostrar é uma Grande Rio aguerrida, com sede de vencer e que quer reconquistar o Título para colocar a segunda estrela no Pavilhão. Está todo mundo nesse espírito. O que tem que acertar, já acertou; o que tem que treinar, já treinou. Vamos fazer o último preparo nesta terça-feira e, no dia 23, uma Apresentação na Sapucaí. Mas, hoje, temos uma Escola pronta para entrar na Avenida e disputar o Carnaval”, afirmou o Diretor de Carnaval.

Neste ano, a Grande Rio levará para a Passarela do Samba o enredo “Pororocas Parawaras As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, assinado pelos Carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Sempre marcado pela excelência, o primeiro Casal Daniel Werneck e Taciana Couto foi, mais uma vez, um espetáculo à parte no Carnaval da Vermelha, Verde e Branca. A Coreografia com traços do carimbó embalada na tradicional dança do Quesito é encantadora e vai de encontro ao Tema central do Enredo. Os giros precisos da Porta-Bandeira, o bailado e a sintonia realçada pela troca de olhares entre os dois também são destaques.

Harmonia e Samba

A temporada de Ensaios de Rua da Grande Rio foi marcada pelo canto intenso da Comunidade. Após um Ensaio Técnico no qual o Componente precisou cantar ainda mais intensamente, o que se viu na noite deste domingo foi uma Escola muito bem alinhada com seu chão e que atingiu a excelência do canto. Isso é resultado não somente de um Samba forte que está na boca do povo, mas de um longo trabalho desenvolvido pela Comissão de Harmonia nos últimos anos. Da primeira Ala até a última, todos cantavam. Entre os destaques, vale pontuar o canto aguerrido da Ala 24 durante o início do treino. A excelência musical, que passa por Fafá, Evandro e pelos Cantores de apoio, contribuiu ainda mais para uma Harmonia impecável e que promete buscar o gabarito.

grio rua1602 4

Evolução

Coesa, mas sem engessar o Componente. A Evolução da Grande Rio se destaca pela liberdade que dá ao desfilante para brincar Carnaval. Muitos torcedores pulavam, dançavam e até rodavam ao longo da Avenida. Alas Coreografadas se destacam em meio a uma Comunidade feliz e saltitante, entre elas, a aAa do carimbó. A ótima Evolução se torna o complemento de uma Harmonia impecável.

“A nossa filosofia é deixar a Escola solta, livre de fileiras e com a liberdade que a Fantasia vai impor ao Componente. Está todo mundo unido para fazer, para brincar e para buscar este Campeonato, mas de forma livre, solta e buscando seu espaço na Avenida para brindar o público e para que o Componente possa se divertir”, pontuou Thiago Monteiro.

Outros destaques

Destaque para a Bateria Comandada pelo – “major” – Mestre Fafá. As Bossas muito bem encaixadas ajudam a levar o Samba-Enredo ainda mais, como nos versos: “Pro Mestre batucar a sua fé//” e “Protege Caxias nas águas de Nazaré//”. Também vale o destaque para as Bossas dos Curimbós e Maracás. Já em ritmo de agradecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses, Fafá pontuou o que o Mundo do Samba pode esperar do Quesito no Desfile Oficial.

“Uma Bteria ciente do que deve ser feito. Uma Bateria alegre, feliz. A gente está com uma Fantasia muito leve e agradável, o que vai facilitar muito o nosso trabalho. Eu quero agradecer aos meus 270 Ritmistas por tudo o que eles fizeram ao longo desta temporada. Foi uma temporada incrível de Ensaios de Rua e de Quadra. Estou muito feliz e só quero agradecer a cada um deles”, analisou o Mestre de Bateria.

Assim como Thiago Monteiro, Fafá disse acreditar que a Agremiação está 100% pronta para o Desfile Oficial. Não à toa, o Mestre de Bateria e o Intérprete Evandro Malandro fizeram questão de levar um cartaz escrito “Acadêmicos do Grande Rio rumo ao bicampeonato”.

grio rua1602 1

“Acredito que mostramos no Ensaio quando houve a falha do som. Isso mostrou o quanto a Grande Rio está pronta, porque a gente sustentou no Canto da Escola junto à Bateria. Foi a maior resposta que a gente poderia dar para as pessoas que diziam que a Grande Rio não tem Comunidade, que é Escola de Artistas, e outras dessas baboseiras de sempre. Aqui há uma Comunidade aguerrida e uma Bateria que evolui a cada ano que passa, sempre buscando se adequar e entender o Enredo que tem para poder fazer um grande espetáculo na Avenida. Só tenho a agradecer e esperar para o último Ensaio e o grande dia do Desfile”, disse Fafá.

Autoridades municipais também marcaram presença no último Ensaio de Rua da Grande Rio, como o Prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, e a Vereadora Delza de Oliveira.

PorRaphael Lacerda/Redes Sociais/Grande Rio

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Sambas Vila Isabel 2025

Sambas São Clemente 2025

Samba Campeão 2025

Samba Campeão 2025

Sambas Mangueira 2025

Sambas Salgueiro 2025

Sambas Viradouro 2025

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Sambas concorrentes Arranco 2025

Samba Estácio de Sá 2025

Sambas concorrente Unidos da Tijuca 2025

Sambas concorrente Portela 2025

SambaTuiuti 2025

Sambas concorrentes Beija-Flor 2025