O Governo do Rio Grande do Sul não vai repassar verbas estaduais para a Escola de Samba Portela no Carnaval de 2026.
A Escola terá como Enredo a história do Príncipe Custódio e a cultura afro-gaúcha.
Segundo o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli, a decisão foi tomada para garantir responsabilidade no uso do dinheiro público.
Mesmo com a projeção nacional de estar na Marquês de Sapucaí, o Governo gaúcho optou por não financiar a iniciativa. A informação é da coluna de Roseane Oliveira, do jornal Zero Hora.
Antes, em entrevista ao programa Bom dia, Cidade!, da CDN, rádio local, o Governador Eduardo Leite (PSD) falou sobre o tema.
“Tentam sinalizar que o Estado vai pagar ou bancar o Desfile. O Estado nunca ajustou com a Portela pagar o Desfile, nem fazer um financiamento substancial. O que nós sinalizamos é que, de alguma forma, iremos apoiar, seja acolhendo as pessoas que farão as pesquisas de Carnaval, os estudos da cultura negra. A gente dá essa suporte, mas não está nem decidido se haverá aporte direto”, detalhou Leite.
“Acho que o momento, de estar chegando em um momento eleitoral, de estarmos vivendo um momento complicado, faz com que isso seja usado de forma política. Já ouvi gente falando que iríamos gastar R$ 20 milhões, não faremos algo nem perto disso, não há disposição alguma do Estado em fazer grandes aportes na Portela. Se tem um problema reputacional no país, quando se fala de negros aqui. Por aqui, acabam destacando situações de racismo, tentando imputar ao Estado uma pecha racista. É uma homenagem bastante relevante e meritória do povo negro no Rio Grande do Sul, aqui se tem uma forte contribuição Africana no estado, que não é falada. O estado apoia uma série de outros Eventos, Congressos, Feiras e Eventos que interessam ao Rio Grande do Sul em termos de posicionamento, então este também tem seus méritos”, explicou o Chefe do Executivo Gaúcho que poderá a concorrer à Presidência da República ou ao Senado Federal em 2026.
Redes Sociais/Governo RS















