A Porto da Pedra levou o Estandarte de Ouro de melhor Escola da Série Ouro do Carnaval 2025. Já a Tradição ganhou o melhor A
Samba-Enredo, na 53ª edição da Premiação criada em 1972 para reconhecer aqueles que fazem da Marquês de Sapucaí um espetáculo de cultura e emoção. Na categoria Fernando Pamplona, que premia o uso de material barato com bom efeito visual, não houve vencedor este ano.
A Harmonia, embalado por um Samba-Enredo envolvente e animado. O Intérprete Wantuir brilhou com uma performance segura, enquanto a Bateria demonstrou perfeito entrosamento com o Samba, garantindo um ritmo pulsante na Avenida.
Além disso, a Comissão de Frente encantou com criatividade e beleza, reforçando o conjunto visual impactante da Escola. Com um Desfile equilibrado em todos os aspectos essenciais—Bateria afinada, Samba vibrante e uma apresentação visual marcante —, a vermelho e branco de São Gonçalo reafirmou sua força na Passarela do Samba.
Tradição leva melhor samba-enredo
De volta à Sapucaí depois de uma década, a Tradição trouxe o enredo “Reza”, que passeava pela religiosidade em suas diversas manifestações.Confira a letra do Samba-Enredo que levou o Estandarte:
“Reza”
Reza pra dona do brilho da noite
Reza até o dia clarear
Odoyá ó mãe, Odoyá!
Mal querência e maldade
Leva nas ondas do mar
Odoyá ó mãe, Odoyá!
Essa força que nos guia
Tem magia de orixá
Quem mantém o meu corpo fechado
Laroyé Exu!
Caminha ao meu lado
Seja onde for
E pra quem diz amém ajoelhado
Tem no sagrado Jesus Cristo salvador
E o canto ecoou
Ooh, ooh, ooh
Nesse cortejo em procissão
Intolerância não cabe no coração
Ó Deus Tupã
Agradecemos tanta beleza
A cura da alma
Originária da natureza
Senhor
Que está no coração de cada homem
Que honra e professa o seu nome
Pro mundo melhorar
Reza
Que a fé não costuma faiá
Reza
Que seja feita a justiça de Xangô
Kaô kabecilé kaô
Voa meu condor
Vai buscar o infinito
É tão bonito no altar o pavilhão
O azul e branco do meu samba abençoou
E a Tradição voltou!
Composição: Pretinho da Serrinha / Fred Camacho / Diego Nicolau.
Já no Grupo Especial, o Estandarte de Ouro premiará as Agremiações nas categorias Escola, Bateria, Ala de Passistas, Samba-Enredo, Enredo, Comissão de Frente, Personalidade, Ala, Baianas, Intérprete, Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Destaque do público. As categorias revelação e inovação (do Grupo Especial) passam a ser prêmios especiais, que poderão ser concedidos ou não, o que fica a critério do júri.
Por O Globo — Rio de Janeiro