NOTÍCIAS

Despedida de Neguinho, homenagem a Lexa e ausência de Anitta No 2º dia de Desfile no RJ

No segundo dia de Desfiles do Grupo Especial no Rio, foi a vez de Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel brilharem na Sapucaí. A noite foi marcada pela Despedida do veterano Neguinho da Beija-Flor, a estreia do Samba de Anitta e uma forte presença da religiosidade. Fantasias criativas e Alegorias gigantes impressionaram o público, que cantou os Sambas com entusiasmo. No entanto, apesar do espetáculo grandioso, a reclamação sobre a falta de acesso à água em um setor destinado a PCDs na Sapucaí gerou críticas. Confira os pontos altos e baixos da noite.

Pontos altos

Lexa homenageada: Após o afastamento de Lexa do posto de Rainha de Bateria da Unidos da Tijuca devido a uma fatalidade, a Escola decidiu não colocar uma substituta à frente dos Ritmistas. O gesto simbólico foi visto pelo público como uma grande homenagem à Cantora, que se emocionou vendo a apresentação da Escola.

Alegorias da Unidos da Tijuca: As imponentes Alegorias da Escola foram um dos Destaques da noite. O trabalho da Agremiação em cuidar de cada detalhe das atrações, em uma experiência de 360 graus, não passou despercebido.

th — Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
th — Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

Emoção na despedida do Neguinho: A despedida de Luiz Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor emocionou o público. Ele foi ovacionado pelas arquibancadas, que entoaram em coro gritos de “Neguinho, Neguinho”, por toda a Sapucaí.

Neguinho da Beija-Flor — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Neguinho da Beija-Flor — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

‘Paradona’ da Beija-Flor: Durante sua passagem pela Avenida, a Bateria da Escola fez uma pausa no meio do Samba-Enredo e colocou toda a Sapucaí para cantar. Na paradinha, que durou quase um minuto, os torcedores da Escola provaram que o Samba estava na ponta da língua e fizeram um belo coro na Avenida.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: O Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira do Salgueiro protagonizou um momento inusitado ao aparecer em dois locais durante a passagem da Escola pela Sapucaí. Após se apresentarem na abertura do Desfile, Sidclei e Marcella Alves retornaram no último Carro Alegórico, em uma posição de Destaque. O Casal saiu correndo da dispersão e deu a volta na Sapucaí para chegar a tempo e Desfilar no último carro da escola.

Pontos Baixos

Falta de acesso à água: O setor 3 da Sapucaí tinha a promessa de ser inclusivo, mas o local gerou críticas justamente pelo contrário. Frequentadores reclamaram que o espaço está superlotado e que a organização não está oferecendo água para o público. O bebedouro mais próxima fica a mais de 50 metros, num dos portões de entrada, obrigando o longo deslocamento de pessoas com deficiência, inclusive as com dificuldade de locomoção.

Ausência de Anitta: Apesar de ser uma das compositoras do samba-enredo da Unidos da Tijuca, primeira escola a desfilar nesta segunda-feira, Anitta não esteve presente no desfile. A cantora já tinha um show marcado em São Paulo e, por isso, não compareceu à Sapucaí. Sua ausência foi sentida, especialmente por ser sua estreia como compositora no Carnaval.

Desfile da Unidos da Tijuca — Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Desfile da Unidos da Tijuca — Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

Sem credencial na Avenida: Apesar da redução significativa no número de pessoas na pista este ano, a segunda noite de desfiles do Grupo Especial ainda registrou a presença de indivíduos sem credencial atravessando a avenida. A circulação não autorizada pode atrapalhar as escolas e comprometer o desempenho dos desfiles.

Abóbora fantasma: A Vila Isabel levou um fantasma em formato de abóbora para “voar” sobre a Avenida. Com o auxílio de um drone, a figura percorreu parte da Sapucaí como elemento da comissão de frente da escola. Porém, o que era para brilhar acabou se tornando um pesadelo: em alguns minutos, o equipamento despencou, caiu no chão e precisou ser resgatado.

Comissão de frente da Vila Isabel — Foto: Felipe Grimberg
Comissão de Frente da Vila Isabel — Foto: Felipe Grimberg

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025