Uma das datas mais aguardadas do ano, o Carnaval carioca agora é Patrimônio Cltural e Turístico Imaterial da Cidade do Rio, A Câmara dos Vereadores aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (1º), o Projeto de Lei 701/2025. Para entrar em vigor, a lei agora depende apenas da decisão do Prefeito Eduardo Paes, que é um apaixonado pelo Carnaval.
“O Carnaval do Rio é considerado pelo Livro dos Recordes o mais famoso espetáculo do mundo, por sua popularidade e pela multiplicidade de formas. É a festa de maior expressão democrática da cidade e uma das manifestações culturais mais tradicionais de nosso país. É mais que merecido e já não era sem tempo que virasse Patrimônio da Cidade”, disse o Vereador Vitor Hugo, autor do projeto.
Como justificativa para o Projeto de Lei, o Vereador cita as mais diversas formas como os cariocas aproveitam o período de festa, com Blocos e Desfiles de Escolas de Samba que “exala nossas raízes culturais, celebra a tradição e a modernidade e promove a confraternização e integração social”.
Em 2026, a festa, considerada a maior e mais bonita do planeta, acontecerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Na Marquês de Sapucaí, as Escolas de Samba do Grupo Especial Dsfilam em 15, 16 e 17 de fevereiro. Em agosto, a Riotur abriu as inscrições para os Blocos de rua interessados a participar do próximo Carnaval.
10nota10.com / redacao@odia.com.br















