O Carnaval de 2025 do Rio está oficialmente aberto. Ao entregar, de forma simbólica, a chave da cidade ao Rei Momo Kaio Mackenzie, o Prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28), a temporada de Folia no Rio e o início do Reinado da Corte Carnavalesca deste ano. A cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, foi apresentada pelo Carnavalesco e Pesquisador Milton Cunha e contou com a presença de toda a Corte Real.
“Esse é o meu 13º ano transmitindo esse Cargo tão honroso e que me dá tanto orgulho. A maneira como o Rio construiu sua identidade, sua força e imagem tem relação direta com a maior Manifestação Cultural do nosso país e do mundo. O meu muito obrigado a essa gente do Samba, das Escolas de Samba, dos Blocos, que celebram a vida todos os anos no nosso Carnaval”, afirmou o Prefeito, comemorando o momento de celebração na “capital mundial do Carnaval”.
A cerimônia também contou com apresentações da Bateria da Unidos do Viradouro, Escola campeã do Carnaval do ano passado, e da Banda da Guarda Municipal do Rio.
Agradecendo a presença de todos, o Rei Momo Kaio Mackenzie ressaltou a importância do momento para a cidade.

“A importância da entrega da chave é gigantesca. A gente abre oficialmente o Carnaval aqui nessa simbologia do Prefeito entregar a chave da cidade. Digamos que o prefeito entrega a cidade a quem de fato tem o direito, que é a Corte do Carnaval. Essa simbologia da entrega da chave é uma cultura que jamais tem que morrer. A minha ordem é cair na Folia. Só que assim, cair na Folia em dose dupla, tripla, quádrupla. É cair muito, é se jogar e ser feliz. A gente vive num mundo, infelizmente, em que a guerra acaba chamando um pouco de atenção. Eu acredito que esse momento do Carnaval é um momento em que a gente expressa a nossa alegria, a gente deixa um pouco de lado os nossos problemas. O meu decreto é esse. É se jogar e ser feliz. É óbvio que com responsabilidade, com moderação, mas se jogar muito, Desfilar, ir para Bloco, Eu quero que o povo se sinta muito feliz. É o que o povo merece”, disse o Rei Momo.
Além do Rei Momo, também estiveram presentes na cerimônia a Rainha do Carnaval 2025, Thuane Ribeiro; as Princesas Rhuanda Monteiro e Jéssica Almeida; o Muso Luis Otávio Antonio dos Santos; a Musa Bianca de Oliveira Mourão Ermida; e também do cidadão não-binário Lucas Antonio Valentim da Silva.
A Rainha do Carnaval 2025, Thuane Werneck, também falou sobre a celebração e o que espera da Folia deste ano. “Estou muito feliz e muito honrada de estar nesse lugar e ter voz, ter espaço de fala. Como o Rei disse, nós somos a materialização do espírito Carnavalesco e nós somos os Comandantes Culturais, Oficiais, Tradicionais da Festa. Nada mais justo do que estarmos à frente dessa festa, que é uma tradição que ocorre já há vários anos e a gente espera que não morra nunca. Eu costumo falar que eu já acompanhei o Carnaval por diversas óticas e ver o Carnaval da forma que eu enxergo hoje em dia, primeiramente, é um sonho. Estar no papel de Rainha do Carnaval é um sonho. Eu estou muito feliz. Estou tentando não chorar, mas estou muito emocionada, porque hoje eu consigo ver o por detrás dos bastidores. Onde o Carnaval começa, termina – que para nós Sambistas, não termina nunca. É o ano inteiro. Ver através dessa outra ótica está sendo novo, uma correria gostosa, um frio na barriga e espero estar fazendo e estar dando o meu melhor”.

Guardiã da chave da cidade, que é entregue ao Rei Momo a cada Carnaval, a família Candonga participou da solenidade. Também estiveram presentes representantes das Associações das Velhas Guardas das Escolas de Samba cariocas e o Casal Raul Farias Lima e Iza Xavier, que forma a Dupla do Rio de Perna de Pau, Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Riotur.
Presente na cerimônia Tia Surica também falou: “Eu não sabia que ia fazer parte da entrega da chave. Eu fui pega de surpresa. Eu fico muito lisonjeada. O carinho que o Eduardo tem por mim, eu tenho por ele. Participar desse Evento maravilhoso, para mim, é uma satisfação muito grande. Eu tenho um carinho muito grande pelo Eduardo Paes. Ele vai chegar, se Deus quiser, à Presidência”.
Presidente da Embrater, Marcelo Freixo, falou do sucesso do turismo no Brasil e da importância do Carnaval.

“A gente está muito contente com os números, de maneira geral, do turismo internacional, que é o que cuida a Embratur. A gente teve um janeiro impressionante. Recebemos no Brasil 1 milhão 480 mil turistas internacionais. Em 2024, que foi o ano que a gente bateu o recorde, foi o melhor ano de todos os tempos, nós tínhamos recebido 900 mil. A gente teve um crescimento de 55% de visitas de estrangeiros no Brasil só no mês de janeiro. Isso é muito significativo de um Brasil que voltou, de um Brasil que se reafirmou como um lugar agradável, lugar de destino, lugar de produção de alegria, de reafirmação de cultura. E o Carnaval é a maior expressão dessa estrutura, maior expressão de alegria, maior expressão cultural. O Rio de Janeiro é a porta de entrada, mas você tem um baita Carnaval em vários lugares do Brasil. E quando eu falo de turistas estrangeiros, eu estou falando de receita. Ano passado a gente teve 7.3 bilhões. Milhões de dólares com turismo internacional. Isso é emprego e renda. Isso é o motorista do Uber, do táxi, é a manicure, é a camareira, é o recepcionista do hotel, é o primeiro emprego de um garçom. É essa cadeia produtiva do turismo que é tão ampla. O turismo não é importante só para quem viaja, é importante para quem trabalha. Para uma cidade inteira, como é o caso do Rio de Janeiro. Esse carnaval a gente já está 12% acima do carnaval do ano passado. Estamos achando que vai ser um ano muito positivo em relação ao Brasil, especialmente o Rio de Janeiro”.
Fotos: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio