A Rede Manchete foi fundada na cidade do Rio de Janeiro pelo jornalista e Empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch.
O Canal de televisão fazia parte do Grupo Bloch, conglomerado de Comunicação que publicava a revista Manchete através da Bloch Editores.
Entrou no ar em 5 de junho de 1983. Saiu de cena em 1999.
Nessa curta, mas marcante trajetória, um dos maiores Destaques da Emissora foram as Transmissões e a Cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
A preferida dos sambistas, por mostrar com maior profundidade o Universo do Carnaval e seus artistas, em comparação com a concorrente no segmento, a TV Globo, a Manchete ainda contava com um time de analistas que jamais foi formado novamente.
Destaque para nomes como Fernando Pamplona, José Carlos Rêgo, Sérgio Cabral, Haroldo Costa, Albino Pinheiro e Mestre Marçal, entre outros. Sempre liderados pela voz inconfundível de Paulo Stein.
Sua Cobertura começava quatro meses antes da festa, com a exibição de Programas e matérias especiais durante a Programação, como “Feras do Carnaval” e “Esquentando os Tamborins“. Com formatos que variavam ano a ano, contavam histórias das Personalidades Icônicas ligadas ao Mundo do Samba, além de adiantar os preparativos das Escolas para os próximos Desfiles.
Durante o evento outros Programas especiais eram exibidos, como “Botequim do Samba”, “Debate Carnaval” e “Jornal do Carnaval” que, como o nome sugere, exibia matérias sobre as festas pelo país, com entradas ao vivo e antecipando o que aconteceria depois.
A Emissora ficou marcada também pelas cômicas e quentes coberturas dos Bailes de Carnaval dos Clubes cariocas (Scala e Monte Líbano), onde se destacaram festas como o “Gala Gay” e “Baile do Vermelho e Preto“, além dos tradicionais Concursos de Fantasia do Hotel Glória, Apurações dos Desfiles e a Festa das Campeãs.
Com um acervo ainda não devidamente recuperado e catalogado, os registros públicos dessas coberturas estão nas mãos de fãs da Manchete que gravaram as programações e aos poucos vão subindo esses materiais na internet.
No YouTube, o Canal Rede Manchete de Televisão compartilha preciosidades dos tempos de Cobertura da Folia carioca e faz sucesso entre os apaixonados pela festa (CLIQUE AQUI E VEJA OS CONTEÚDOS DO CARNAVAL DO RIO CAMPATILHADOS PELO CANAL)
Redes Sociais/You Tube