NOTÍCIAS

Botafogo Samba Clube, primeira Escola ligada ao futebol a Desfilar na Sapucaí

Faltam apenas três dias para iniciarmos, Oficialmente, o Carnaval carioca de 2025 com os Desfiles das Escolas da Série Ouro na Marquês de Sapucaí. Este ano, será ainda mais histórico que o de costume, vai ser a primeira vez que uma Escola ligada ao futebol vai Desfilar na Avenida.

Ao contrário de São Paulo, que possui grandes Escolas ligadas a torcidas organizadas do futebol paulista — como a Mancha Verde (Palmeiras), a Gaviões da Fiel (Corinthians) e Dragões da Real (São Paulo) — no Rio de Janeiro, as paixões não se misturavam. Até agora.

Na sexta-feira (28), no primeiro dia de Desfiles da Série Ouro, a Botafogo Samba Clube Desfilará pela primeira vez na Sapucaí e, consequentemente, representando a primeira Escola relacionada ao futebol desfilando na Avenida.

Mas, afinal, quem é a Botafogo Samba Clube?

Bateria do Botafogo Samba Clube — Foto: @osjobsdecintiamello

Bateria do Botafogo Samba Clube — Foto: @osjobsdecintiamello

  • História

A Escola foi fundada em 2018 por um grupo de amigos que não tinham a pretensão de chegar onde chegaram. Sandro Lima, atual presidente da Agremiação, trabalhava na Beija-Flor de Nilópolis como Diretor de Tamborim, e seu parceiro, Felipe Yaw, na São Clemente como Presidente de Ala. Os dois resolveram se juntar e, com um amor incondicional ao Botafogo, criaram uma Escola de Samba.

“Logo no primeiro ano, a gente conseguiu o acesso com o vice-campeonato no grupo D. Então, a partir daquele momento, que a gente viu a escola pela primeira vez na rua, desfilando, a gente entendeu que aquilo ali não era só uma brincadeira nossa. A partir daquele momento eu já não desfilei mais na Beija-Flor. E aí a gente se dedica integralmente, até hoje, à Botafogo samba clube”, explica Sandro.

Botafogo Samba Clube — Foto: @osjobsdecintiamello

Botafogo Samba Clube — Foto: @osjobsdecintiamello

  • A escola tem quadra?

Atualmente, a Escola está sem uma Quadra para realizar seus Ensaios e Eventos. Isso porque, o local que alugavam ficava no Engenho de Dentro — bairro onde também se localiza o Estádio Nilton Santos — e perto de casas residenciais.

Com o barulho dos Ensaios, os vizinhos passaram a reclamar e a convivência acabou não se tornando tranquila. A Diretoria da Escola, então, decidiu deixar o local e está à espera de uma nova oportunidade.

Em 2025, a Botafogo Samba Clube vai levar para a Sapucaí cerca de 1800 componentes. Além deles, a Escola tem mais 1300 pessoas com cadastros realizados para caso haja a necessidade de uma “reserva” para o dia do Desfile.

  • Número de componentes e integrantes famosos

E não pense que apenas botafoguenses Desfilam na Escola! Sandro reforça que a Botafogo Samba Clube é uma Escola aberta para todas as pessoas apaixonadas por Carnaval.

“A gente carrega o nome do Botafogo devido ao início da história, mas as pessoas que estão lá já entenderam que aquilo lá não é o Botafogo, não. A gente fica feliz porque a gente conseguiu furar essa bolha. O Carnaval está muito acima disso.”

E entre essas 1800 pessoas que atravessarão a Avenida, é claro que a Escola levará botafoguenses ilustres. Além de ex-jogadores do clube, nomes como Marcelo Adnet e Helio de La Peña já marcaram a presença e estarão com a Escola na próxima sexta (28).

Ensaio do Botafogo Samba Clube — Foto: Wallace Lima

Ensaio do Botafogo Samba Clube — Foto: Wallace Lima

  • O Botafogo ajuda a Escola financeiramente?

Apesar de levar o nome do clube para a Sapucaí, a Escola de Samba não tem qualquer relação ao Botafogo de Futebol e Regatas. Sendo assim, eles não recebem nenhum apoio financeiro do clube.

Sandro reforça que a SAF Botafogo, que cuida do estádio e das instalações do time, sempre esteve à disposição caso eles precisem usar o Engenhão ou alguma outra estrutura do clube, mas, financeiramente, não contribuem na Escola.

“O Botafogo não dá nenhuma ajuda financeira. Somos totalmente independentes. Nosso investimento financeiro vem exclusivamente da Liga. Durante o ano, nós chegamos a ter ajuda de um botafoguense ou outro que está sempre por perto, mas 98% do nosso recurso vem da Liga RJ.”

  • Enredo

Em seu primeiro ano Desfilando na Sapucaí, o Enredo da Botafogo Samba Clube não poderia ser diferente. A Escola decidiu homenagear o time de futebol Botafogo e sua história ao longo dos anos. Com o enredo “Uma gloriosa história em preto e branco“, eles vão levar o Glorioso para o sambódromo.

“Para a nossa estreia na Marquês de Sapucaí, contaremos a origem do Botafogo de Futebol e Regatas, desde a etimologia do nome, passando pela história de craques, vitórias, curiosidades e superstições. Esse será o DNA do enredo da Botafogo Samba Clube. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza, na estreia da escola na Marquês de Sapucaí, pela Série Ouro.”

Futebol no Carnaval

Agora, a discussão sobre o futebol entrar no Carnaval sempre foi polêmica. Para muitos, as duas “paixões” não deveriam se misturar, já que, diferentemente dos times de futebol, no Carnaval carioca não há uma rivalidade tão intensa a ponto de existir brigas entre as torcidas das Escolas.

Essas pessoas acreditam que se Escolas de Samba de times de futebol passarem a ter espaço no Carnaval, essa rivalidade pode migrar para o samba com as torcidas organizadas apoiando as Agremiações.

Integrante da Botafogo Samba Clube — Foto: Keler Júnior

Integrante da Botafogo Samba Clube — Foto: Keler Júnior

Em São Paulo, por exemplo, há alguns anos, a Mancha Verde e a Gaviões da Fiel não Desfilam no mesmo dia para evitar o encontro das torcidas organizadas. Sandro reforça que a principal diferença é que o Botafogo Samba Clube não tem nenhuma ligação com torcida organizada, mas pondera que as Escolas relacionadas ao futebol mudaram o Carnaval de São Paulo.

“Vale ressaltar que se não houvesse as torcidas organizadas em São Paulo, que viraram a escola de samba, não teriam fomentado o Carnaval do jeito que fomentaram. Quando eles começaram a desfilar, não ia ninguém para o Anhembi. Eles fomentaram isso.”

Já no Rio, ele sente que o clima é diferente. No próprio Barracão da Botafogo, diversos flamenguistas, tricolores e vascaínos trabalham para levar a Escola para a Sapucaí. Nos Ensaios, também não é diferente.

“A gente vai quebrar esse paradigma no dia a dia, não tem o que fazer. A gente só consegue mostrar isso com o tempo. É uma coisa supertranquila no nosso ponto de vista, a gente brigou a vida toda para que esse preconceito seja quebrado”, declarou Sandro.

Rainha de bateria da Botafogo Samba Clube, Malu Torres — Foto: @osjobsdecintiamello

Rainha de bateria da Botafogo Samba Clube, Malu Torres — Foto: @osjobsdecintiamello

“Vale ressaltar que se não houvesse as torcidas organizadas em São Paulo, que viraram a escola de samba, não teriam fomentado o Carnaval do jeito que fomentaram. Quando eles começaram a desfilar, não ia ninguém para o Anhembi. Eles fomentaram isso.”

Já no Rio, ele sente que o clima é diferente. No próprio barracão da Botafogo, diversos flamenguistas, tricolores e vascaínos trabalham para levar a escola para a Sapucaí. Nos ensaios, também não é diferente.

“A gente vai quebrar esse paradigma no dia a dia, não tem o que fazer. A gente só consegue mostrar isso com o tempo. É uma coisa supertranquila no nosso ponto de vista, a gente brigou a vida toda para que esse preconceito seja quebrado”, declarou Sandro.

E o Presidente não esconde o orgulho de estar escrevendo história ao ser a primeira Escola de samba com relação ao futebol indo atravessar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

“É um orgulho muito grande porque a gente sabe do potencial dessa escola. É um marco na história! É isso que a gente tenta implantar na mente dos botafoguenses que vão desfilar, que vão assistir: vocês estão fazendo parte dessa história”, ressaltou.

Por Pyetra Santos, gshow — Rio de Janeiro

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025