NOTÍCIAS

Apostando na força do Enredo, Pérola Negra (SP) promete Desfile impactante

A Pérola Negra irá fazer um dos Desfiles mais importantes da sua história, tendo uma grande missão de voltar ao Acesso 1. A Joia Rara do samba, até 2024 estava com um projeto para subir ao Grupo Especial e, desde que desceu da última vez à Segunda Divisão, sempre ficou perto dos primeiros para retornar à Elite do Carnaval. Historicamente, o Acesso 2 não é um local que a Escola costuma permanecer. Por estrear este ano no Grupo e ter um dos melhores Sambas do Carnaval paulistano, além de uma Equipe de Segmentos renomada, a Pérola Negra é apontada como grande favorita para vencer o terceiro grupo das Escolas de Samba. Para isso, a Agremiação liderada por Sheila Mônaco foi buscar o Carnavalesco Rodrigo Meiners, que no Carnaval 2024, integrou a Equipe que conseguiu uma vaga nos Desfiles das Campeãs com os Gaviões da Fiel. O artista aposta em uma forte plástica e em um Desfile impactante para a Vila Madalena alcançar o seu grande objetivo.

Ideia do enredo e aprovação da autora do livro

De acordo com o Carnavalesco, a ideia de levar o Enredo ‘Exu Mulher’ para a Avenida partiu dele, onde foi apresentado para a Diretoria após se deparar com várias figuras femininas regendo a Agremiação. Além disso, a autora do livro, Cláudia Alexandre, abraçou o projeto e ajudou na construção. “A ideia de ‘Exu Mulher” foi proposta por mim. Quando eu fecho com a Pérola Negra, me impressionou na Escola a questão da figura feminina. A Presidente é mulher, a Vice-Presidente é mulher, as principais lideranças da Comunidade são mulheres, o nome da Escola é um nome feminino e eu fiquei com isso muito forte na minha cabeça, onde eu precisava fazer algum Enredo ligado ao feminino para ajudar a Pérola a voltar para o Grupo de Acesso 1. Eu já conhecia o livro e lembrei. A Cláudia Alexandre, Autora dele, tem um conhecimento de Carnaval e de assuntos de Matrizes Africanas, de Religiões de Matriz Africana, de Costumes, Culturas, Heranças, Religiões, Danças… Se você conversar com a Cláudia, vai sair com dez ideias de Enredo. Ela é uma pessoa iluminada e super abraçou o Projeto, super ficou feliz. A gente teve a felicidade ainda de o livro ganhar um prêmio agora, que é o Prêmio Jabuti da literatura. Eu estou muito feliz de trazer esse Enredo e acho que, mesmo no Acesso 2, Exu Mulher é um dos melhores Temas do Carnaval 2025”, disse.

‘Pérola Negra, lugar de fala, de gente preta que não se cala’

Meiners explicou brevemente o livro. A narrativa e a mensagem que a obra passa será transmitida na passarela. O artista revelou que quer usar a Pérola Negra como lugar de fala para desmistificar certos preconceitos que são impostos na sociedade. “O livro traz a questão de que há muito tempo atrás, na África, a figura do Exu era uma figura ambígua. Não era o Exu masculino. A figura do Exu era uma energia masculina e feminina. E na tentativa de demonizar a religião, eles ocultam a figura feminina de Exu, eles ocultam esse lado feminino da energia, deixam só a figura de Exu masculina para ter mais semelhança e associar a figura de Exu ao diabo. O nosso enredo é basicamente esse, que é o principal conceito do livro. Nós, que somos uma escola presidida por grandes mulheres, na diretoria e em liderança de comunidade, queremos trazer essa valorização e esse reconhecimento à figura de Exu Mulher, que foi ocultada há muito tempo atrás, nessa tentativa de associar o candomblé e Exu ao satanismo e ao diabo. O nosso desfile é uma grande retratação. Usar a Pérola Negra como esse lugar de fala”, explicou.

perola barracao25 2

Ensinando o tema desconhecido

Perguntado sobre o que foi mais impactante na pesquisa para a desenvoltura do desfile, o carnavalesco contou que foi o fato de ninguém ter conhecimento sobre o contexto do livro, e que a escola de samba tem o papel de ensinar. “Ser um assunto que ninguém tem conhecimento. Acho que, eu sempre trago nos meus carnavais, até mesmo nas entrevistas, de que a escola de samba tem que fazer esse papel. Não precisa ser sobre assuntos afros. A escola de samba tem liberdade para fazer qualquer assunto. Essa é a graça do carnaval. Cada um vai por um caminho, mas eu acho que o conceito geral para mim de uma escola de samba é trazer esses assuntos pouco falados. Eu, que sou apaixonado por carnaval, uma família de amantes do samba, estudei minha vida inteira em escola estadual e aprendi muita coisa com enredos de escola de samba. Se for afro, indígena ou histórico, acho que a escola de samba tem que trazer esses temas pouco falados para trazer conhecimento para a sua comunidade. O que mais me fascina nesse enredo é isso. Poder contar uma história que eu vou falar com 99% das pessoas e elas não têm o conhecimento. Elas prestam atenção porque é algo novo para quase todo mundo. Na construção da sinopse e no desenvolvimento do enredo, isso é o que mais me encanta”, declarou.

perola barracao25 3

Abertura imponente

De acordo com o Profissional, a cabeça do Desfile será o local mais impactante para se prestar atenção, pois a agremiação vai tentar passar a mensagem de que o Acesso 2 não é o local da Pérola Negra, e sim foi um erro que colocou a Joia Rara nesta situação. “A abertura da escola como um todo. Um carnavalesco tem essa capacidade de imaginar um pouco mais à frente do que os outros. Eu tenho na minha cabeça a escola desfilando com essa abertura que será muito impactante. A gente está com o abre-alas muito grande, padrão Grupo Especial de tamanho. A gente tem duas alas na frente do abre-alas que são muito bonitas com fantasias volumosas, temos roupas de construção de frente muito bonitas e uma fantasia de casal muito bonita. Acho que, quando a Pérola começar a desfilar, vai ficar muito claro, com todo respeito ao grupo e às outras agremiações, que a escola não pertence ao Acesso 2. Ela está lá por uma falha no carnaval anterior”, completou.

Fotos: Gustavo Lima/Redes Sociais/Pérola Negra

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE
*Fica registrado que todos os envolvidos neste site, e os demais que por ventura chegarão, são colaboradores, sem qualquer vínculo empregatício

Sambas Vila Isabel 2025

Sambas São Clemente 2025

Samba Campeão 2025

Samba Campeão 2025

Sambas Mangueira 2025

Sambas Salgueiro 2025

Sambas Viradouro 2025

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Sambas concorrentes Arranco 2025

Samba Estácio de Sá 2025

Sambas concorrente Unidos da Tijuca 2025

Sambas concorrente Portela 2025

SambaTuiuti 2025

Sambas concorrentes Beija-Flor 2025