O Salgueiro apresentou ao Mundo do Samba o aguardado Clipe Oficial de seu Samba-Enredo para o Carnaval 2025. A data não poderia ser mais simbólica: um verdadeiro presente aos macumbeiros e mandingueiros da Academia do Samba, uma forma de celebrar a ancestralidade e o orgulho da comunidade salgueirense. O produto foi feito pela produtora ImaginaRio.
O lançamento aconteceu apenas um dia após um dos Compositores do samba e “salgueirense da cabeça aos pés”, o Cantor Xande de Pilares, ser premiado com o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, pelo disco “Xande Canta Caetano”. Um feito que fortalece ainda mais os laços entre o Artista, a Escola e a cultura popular brasileira. Além de Xande, a obra também é assinada por Pedrinho da Flor, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jefferson Oliveira, Jassa e W.Correa.
Gravado em dois dias, e dividido em duas partes, o Clipe exalta a força da Comunidade e a conexão com as raízes salgueirenses. Na primeira parte, uma grande roda de samba tomou conta da Quadra da Escola na Silva Teles, com Xande de Pilares, Igor Sorriso, Charles Silva e o Quintal da Furiosa à frente, reunindo a paixão e a energia dos integrantes da comunidade.
Já a segunda parte do Clipe é uma verdadeira homenagem à raiz salgueirense, levando o espectador à Quadra do Raízes da Tijuca, no Morro do Salgueiro, berço da história e das tradições da Vermelho e Branco, a primeira Quadra da Academia do Samba, que contou com a presença maciça dos moradores.
Para o Presidente da Agremiação, André Vaz, não haveria lugar melhor para retratar o hino escolhido para 2025, pois, o Morro do Salgueiro é o lugar onde a essência da Escola foi moldada.
“A Quadra do Raízes é o lugar onde tudo começou. Tudo o que o Salgueiro é, surgiu ali. Todas as cenas gravadas naquele local celebram a resistência, a Cultura e o Samba que fizeram do Salgueiro uma das mais importantes Agremiações do Carnaval carioca”, destacou.
Além de Xande de Pilares, o clipe conta com participações especiais de musas como Ana Flávia Barcelos, Cacau Protássio, Tati Barbieri e a Icônica Viviane Araújo, a Eterna Rainha das Rainhas. A Carnavalesca Maria Augusta Rodrigues, homenageada pela Escola Mirim Aprendizes dos Acadêmicos do Salgueiro em 2025, também marcou presença.
Divulgação: Redes Sociais/Salgueiro