NOTÍCIAS

UPM volta a questionar resultado do Desfile e pede para não ser rebaixada

Escola alega racismo religioso, que também teve problemas com o som e diz que Disputa precisa ser transparente

A Unidos de Padre Miguel (UPM) divulgou nesta terça-feira (11) à noite nas Redes Sociais um novo comunicado em que reivindica sua permanência no Grupo Especial. A Escola, última colocada no campeonato e que foi rebaixada para a Série Ouro, afirma que deseja um resultado justo e que a ”voz das arquibancadas já ecoou”. Ela argumentou que teve problemas com o som por 17 minutos que comprometeram a avaliação de diversos quesitos e considerou um gesto de racismo religioso ter perdido décimos porque a jurada Ana Paula Fernandes descontou décimos no quesito samba-enredo por entender que na letra havia expressões excessivas em iorubá.

”Qualquer tentativa de silenciamento ou apagamento cultural deve ser punida com rigor”, diz um trecho da nota.

Manifesto da UPM nas redes — Foto: Redes Sociais
Manifesto da UPM nas redes — Foto: Redes Sociais

Independentemente do desfecho do pedido, a Escola fará um Desfile para a Comunidade nesta sexta-feira (14) a partir das 21 horas, no Ponto Chic, em Padre Miguel. A decisão foi tomada como uma forma de respeito e gratidão à Comunidade e aos Sambistas que se mostraram inconformados com o resultado.

– Esse desfile é um presente para nossa comunidade e para todos os sambistas que estão ao nosso lado. Independentemente de qualquer situação, a Unidos de Padre Miguel segue forte e unida, mostrando a nossa garra e o amor pelo samba – disse Lara Mara, Diretora de Carnaval da Escola

Por Extra — Rio de Janeiro

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025