NOTÍCIAS

Tambor presente na Gravação do Samba da Vigário Geral para o Álbum da Liga-RJ

A Vigário Geral Gravou o Samba-enredo para o Álbum da Liga-RJ semanas antes de lançá-lo oficialmente. Com o Enredo “Ecos de um Vagalume”, desenvolvido pelos artistas Alex Carvalho e Caio Cidrini, sobre o Jornalista Francisco Guimarães.

vigario grava25 2

O Cantor encabeça o Carro de Som da Vigário Geral pelo segundo ano consecutivo. Ele é uma das Estrelas do Carnaval de Vitória e é a terceira vez no Comando em uma Escola Carioca, sendo o segundo ano consecutivo na azul, branco e vermelho. Desse modo, ele nos conta qual é o sentimento.

“É ótimo, porque aqui é o palco principal do Samba. É maravilhoso, ainda mais na Vigário, com o meu segundo ano consecutivo, pois tenho uma boa conexão com a Comunidade. Neste momento, é retribuir o carinho”.

A Obra é assinada pelos Compositores Marcelinho Santos, Tem-Tem Jr, João Vidal, Romeu D’Malandro, Julio Cesar, Telmo Augusto, Mauricio Amorim, Marcos Barbeiro, Edu Casa Leme, Ricardo Simpatia e Totonho. A música traduz a Sinopse do Enredo baseada na escrita de Francisco Guimarães, conhecido como Vagalume. Ao falar sobre as andanças noturnas do jornalista pelas regiões periféricas do Rio de Janeiro, o Samba exalta a negritude presente na cultura brasileira. Sendo assim, Ismar pondera os ânimos da Comunidade em relação ao Enredo.

“Em certos momentos, nós precisamos dar um passo para trás e escutar a nossa Comunidade. Neste ano, não foi diferente com. Nós fizemos reuniões com os Diretores da Comunidade para tranquilizá-los e explicar sobre o Enredo. Acredito que a maioria gostou, pois estão chegando junto, já que a procura está grande para o Desfile”, disse Ismar Silva, um dos três Diretores de Carnaval da Escola.

Tambor presente

O Mestre de Bateria Luygui retorna no Comando da “Swing Puro”, após gabaritar o quesito no último Carnaval. Ele nos fala sobre qual é o sentimento de Gravar o Samba para o próximo ano. “É sempre uma honra estar servindo a Vigário Geral. Para mim, é uma alegria estar à frente da Bateria ‘Swing Puro’ e estar, mais um ano, Gravando o Álbum”.

vigario grava25 1

O Enredo também foca nas religiões de matriz africanas presentes no subúrbio carioca. Uma das partes do Samba-Enredo possui um ponto de macumba para Exu Tranca Rua. Mestre Luygui, então, comenta sobre como a Bateria irá levar o ritmo dos Terreiros para a Sapucaí.

“Nós iremos utilizar o Tambor na Gravação, porque o Samba tem um Ponto de Macumba, então, nessa parte, esse Instrumento estará mais forte”.

Em 2025, a Vigário Geral irá se apresentar no sábado de Carnaval, segundo dia de Desfiles da Série Ouro, sendo a terceira Escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.

Fotos: Gabriel de Souza/Liga RJ/Vigário Geral

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025