Os Desfiles da Série Ouro terão quatro cabines de Jurados no Carnaval de 2025. A informação foi confirmada pelo Presidente da Liga-RJ, Hugo Júnior. Apesar da mudança, o tempo de apresentação de cada Escola (45 minutos é o mínimo e o máximo de 55 minutos) na Marquês de Sapucaí não será alterado.
“Isso já foi discutido em plenária. A gente vai seguir a mesma diretriz que a LIESA teve em colocar uma quarta cabine. As escolas já estão se preparando para uma parada a mais. E isso sem aumento de tempo de Desfile, que permanece o mesmo, assim como o (tempo) mínimo. Até porque ficaria inviável para todos, porque são oito Escolas por dia”, revelou o Presidente da Liga-RJ.
Hugo Júnior também comentou sobre a expectativa para o Carnaval de 2025 e o andamento das obras da Cidade do Samba 2. Entre os temas abordados, o Gestor destacou a espera pela subvenção da Prefeitura do Rio e o desempenho positivo da venda de ingressos.
“Demos o pontapé oficial para o Carnaval de 2025. Foi um momento em que as Escolas apresentaram seus Sambas pela primeira vez após o lançamento oficial pela Liga-RJ. Estou muito feliz. As 16 Escolas mostraram a força que o Carnaval do Rio de Janeiro tem”.
Sobre o pagamento da subvenção da Prefeitura. “É uma expectativa. Estou esperando muito que a gente esteja assinando o contrato nos próximos dias (falado no início de dezembro) para que essa subvenção chegue nas mãos das Escolas de Samba. Iniciar o quanto antes o processo do Barracão e das Fantasias engrandece o espetáculo e coloca um glamour a mais. Espero muito que o Prefeito olhe com carinho essa necessidade da Série Ouro. O Carnaval do Rio de Janeiro precisa ter a subvenção liberada com antecedência”.
Hoje, o apoio da Prefeitura é indiscutível. É um Prefeito que gosta da arte e da cultura. Você tem aí uma média de 30 mil pessoas, direta e indiretamente, que levam seu sustento para casa através das 16 Escolas – dentro de Barracões, Ateliê, nas Quadras e em outras atribuições que uma Escola de Samba tem. Nós somos uma cadeia produtiva e temos de ter respeito
Em relação a Parceria com a Band…“Isso é ano a ano. A gente está pensando no Carnaval de 2025, que será na Band. É uma Empresa parceira e, com certeza, se for bom para as Escolas e para a emissora, quem sabe pensamos em uma renovação. A princípio estamos pensando no Carnaval de 2025. Chamei a responsabilidade deles, porque o Carnaval não gira apenas nos dois dias de Desfiles. A Band se faz presente nos minidesfiles”.
Quanto a Obra da Cidade do Samba, a Direção de Carnaval e toda a minha equipe têm acompanhado assiduamente. Estão assentando o solo. Estamos vendo que as obras estão andando e tem todo um cronograma. Acredito que pode haver até uma antecipação dessa entrega. A nossa expectativa é que lá para meados de 2026 já possamos contar com os nossos Barracões e com a nossa Cidade do Samba, e que a gente possa fazer esse grande espetáculo que a gente fez aqui junto à LIESA – que foi uma grande Parceira e abriu as portas das suas casas. Esperamos estar fazendo na nossa casa dentro de dois ou três anos.
Sobre o regulamento sobre rebaixamento e acesso, o que podemos dizer é que, O regulamento está para sair nos próximos dias, mas, a princípio, está mantido. Isso ainda está sendo debatido em plenária e, em breve, vamos tornar público para as Agremiações – que são as grandes interessadas em saber o regulamento. Até porque o regulamento não trata somente do acesso e queda, mas fala de quantidades de alegorias e todo o cronograma que uma Escola de Samba tem.
Foto: S1 Comunicação/Liga RJ