No último dia 21 de outubro, o Salgueiro esteve presente no Century Estúdio para realizar a Gravação da sua faixa para o Álbum dos Sambas-Enredo de 2025 do Grupo Especial. Com o Enredo “Salgueiro de corpo fechado”, do Carnavalesco Jorge Silveira, a Escola tijucana levou diversos Integrantes para a Gravação. O Intérprete Igor Sorriso comentou como se preparou para Gravação e qual parte do Samba salgueirense para o próximo ano mais mexe com ele.
“A preparação sempre é descanso, hidratação, para poder chegar aqui no dia no máximo da nossa qualidade, para conseguir colocar essa voz do jeito que o Salgueiro merece. Sobre o Samba, é um Samba muito completo, muito rico, gosto da entrega para o refrão: ‘Vermelho e branco, no linho trajado, sou eu malandragem de corpo fechado’. Não tem jeito, Samba-Enredo é sentimento. Música é sentimento”.
O Intérprete da Academia do Samba comentou sobre a repercussão do Samba para o próximo Carnaval e como a Escola vai se preparar para 2025: “O povo abraçou muito esse Samba. Ele tem muita qualidade. Vai crescer muito nesse período até o Carnaval. A Comunidade já está sedenta”.
Mestres Gustavo e Guilherme estão à frente da “Furiosa”, em mais uma Gravação e de primeira, Gustavo ressalta o andamento da Bateria na Gravação e o que a bateira preparou de Bossas para a Gravação.
“O andamento está de 140 BPM (batidas por minuto). A gente sempre procura fazer um andamento confortável pra galera entender o Samba, porque o maior intuito do Álbum da LIESA é para o público estudar o Samba, entender a letra, ver esse contexto com o Enredo. Por isso, o andamento um pouquinho mais para trás para ficar mais confortável para galera poder entender e cantar junto com a Comunidade. A gente costuma sempre fazer um trabalho de pesquisa com o Enredo para ver qual entrega musical ele tem. Esse Enredo é muito rico”.
Mestre Guilherme ressaltou o motivo da escolha pelo andamento e falou também sobre qual foi o caminho da Bateria na Gravação da faixa salgueirense: “O Enredo abrange vários rituais de fechamento de corpo. Tem uma parte da África, Malê, do Nordeste, tem uma parte da Umbanda, do Candomblé. A gente, na Gravação, tentou buscar um pouquinho de cada dessa referência para a gente mesclar ali musicalmente com o Enredo. Por mais um ano, participamos da Gravação. Marcando história. É um Samba que com certeza vai ser muito cantado, já está sendo cantado na Quadra, a Comunidade já abraçou”.
Alemão do Cavaco, Diretor Musical, falou sobre o arranjo da faixa do “Torrão Amado” e destacou os elementos colocados em referência ao Enredo salgueirense. “O Salgueiro tem sete momentos dentro do Enredo, entre eles Candomblé, Cangaço, Umbanda, o ritmo Malê da África Islâmica, Bahia, Capoeira. A gente procurou alguns elementos desses, porque não dá para colocar tudo, ficaria uma faixa inteira de Bossa, e não é o objetivo. Mas, principalmente, o ritmo Malê, que é bastante diferente”.
O Diretor Musical comentou também sobre outros destaques da Gravação da Agremiação. “Pensamos também, por exemplo, em uma introdução que saísse um pouco do comum, que é o solinho. A a gente faz um efeito para percussão, depois a gente faz o grito de guerra com o solo e mostra o Samba. O importante é que as pessoas vejam a força do Samba, da melodia e da letra, isso que a gente focou”.
Wilsinho Alves, Diretor de Carnaval da Agremiação, comentou o que esperar da Gravação da Escola para o Álbum: “A expectativa é que a Gravação sirva ao Samba, a beleza que ele possui, e que as pessoas possam cada vez mais ter contato com a Obra do Salgueiro do Carnaval de 2025. A gente tem o nosso próprio Maestro, que é o Alemão do Cavaco, nosso Diretor Musical, além dos brilhantes mestres Guilherme e Gustavo, que também são Músicos Internacionais”.
Para o Diretor de Carnaval, o refrão principal do Samba tem muita força e descreve bem o projeto que a Escola se prepara para levar à Sapucaí: “Gosto de várias passagens do Samba. É claro que o refrão principal é de muita força. A gente que conhece o projeto a fundo, o que o Salgueiro vai levar de Fantasias e Alegorias, o Samba é uma Obra que em diversos momentos ele remete ao Conjunto Alegórico, ao Conjunto de Fantasia, uma coisa está bem casada com a outra. Esse Samba com certeza vai impulsionar o Salgueiro”.
Fotos: Divulgação/Rio Carnaval