NOTÍCIAS

Pedra fundamental das obras da Cidade do Samba 2 é lançada e previsão de entrega é para os desfiles de 2027

O dia chegou! Na manhã desta quinta-feira, na antiga Estação da Leopoldina, as Escolas da Série Ouro e a Liga RJ, que administra os Desfiles de sexta e sábado, na Marquês de Sapucaí, participaram do lançamento da pedra fundamental do início das obras da Fábrica do Samba Rosa Magalhães, a Cidade do Samba 2. O consórcio “Série Ouro” foi declarado vencedor. O valor é de R$ 155.899.168,91. O prazo para construção é de até 600 dias.

“Para todo o sambista hoje é o dia do sonho virar realidade. É quase certo que vamos contar com esses Barracões para os desfiles de 2027. Será mostrado na Avenida o quanto faz diferença ter essa Fábrica do Samba. As obras duram 600 dias, a partir de hoje, já vamos ter máquina funcionando e a ideia é que após os Desfiles de 2026 venham as Escolas para seus Barracões. Em plenária, juntos com todas Escolas, vamos adaptar o número de Escolas para realidade a partir dos Desfiles de 2027. Será debatido com os Presidentes. A Prefeitura é grande parceira do Carnaval. Todo projeto é feito em comum acordo com a Liga, inclusive, como vamos levar nossas Alegorias para o Sambódromo e como elas vão voltar. Estamos bem tranquilos. A instalação vai dar tranquilidade para levarmos nossas alegorias para Avenida. Vamos tirar os carros dos Barracões, sem nenhuma preocupação, hoje a condição dos atuais Barracões são precários. Na Fábrica do Samba vamos ter estrutura, portões grandes, esculturas e os Carnavalescos vão poder mostrar o engrandecimento do Desfile”, disse Hugo Júnior, presidente da Liga RJ.

O Presidente da Riotur, Patrick Correâ, falou da importância da Cidade do Samba 2 para todas Escolas da Série Ouro. “É um momento histórico. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes por me dar essa oportunidade de plantar essa semente. É um processo de construção que vem sendo trabalhado há muito tempo e estou somando a todo esse esforço. É um marco para o Carnaval. O sonho da casa própria para Escolas da Série Ouro é dar dignidade para elas. O lugar é bem localizado, junta toda equipe dentro do Barracão, com a linha de produção, ajuda na Gestão e implica na qualidade de entrega do Desfile”, disse.

O espaço será erguido numa área de cerca de 28 mil metros quadrados dentro do terreno da Estação Leopoldina, na parte virada para a Rua Francisco Eugênio. O projeto prevê, além dos 14 Galpões, Praça de Eventos, Prédio de Administração e um Parque Linear. Os Galpões foram projetados para comportar a confecção de Alegorias e terão ainda vestiários, sanitários e refeitórios para os trabalhadores do Carnaval.

Fotos: Matheus Morais/Redes Sociais/Liga RJ

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025