Na decisão mais apertada da história Centenária da Portela, segundo o Presidente Fábio Pavão, a Majestade do Samba consagrou a Parceria de Samir Trindade, Fabrício Sena, Brian Ramos, Paulo Lopita 77, Deiny Leite, Felipe Sena e JP Figueira como vencedora do Concurso de Samba-Enredo para o Carnaval 2025. O resultado foi divulgado depois de 6h deste último sábado e a Quadra seguiu lotada para festa dos portelenses. A Escola, em 2025, homenageará o Cantor e Compositor Milton Nascimento com o Enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, que será desenvolvido pelos Carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga.
OUÇA O SAMBA CAMPEÃO DA PORTELA CARNAVAL 2025:
“É a quarta vez campeão aqui na Portela, mas dessa vez é especial, eu estava engasgado, alguns vices seguidos, muito sofrimento, muita luta e resiliência, mas essa torcida merece muito, é uma torcida que me carrega aqui, é uma torcida da comunidade, estavam com a espinha na garganta pra gritar é campeã. Eu tenho certeza que a Portela vai chegar na avenida com um grande Samba, estou muito feliz. Quem acredita na vida não deixa de amar e eu nunca deixei de amar a Portela”, disse o Compositor Samir Trindade.
O Compositor Paulo Lopita 77, que também venceu pela quarta vez, celebrou a conquista: “Eu ganhei na Portela por três anos seguidos, 2016, 2017 e 2018. Ganhei com o Samir. Estamos nesta Parceria juntos há 20 anos. Já tinha um tempinho que a gente não ganhava. É um novo tempo, uma conquista muito grande. Foi muito trabalho, muita luta, vem com um sabor muito grande. Esperamos que esse Samba possa ser para a Portela muito importante na Avenida, assim como a gente ganhou aqui, que ela possa ganhar lá. E fazer samba sobre o Milton, que é um grande artista, não foi fácil, tivemos que estudar muito, mas gerou essa grande obra”.
O Compositor Brian Ramos comemorou sua primeira vitória na Disputa de Samba da Portela. “A primeira conquista, a primeira vez. Sensação indescritível, ano passado Vice-Campeão, esse ano campeão, estou realizando um sonho de infância. Realmente, quem acredita na vida não deixa de amar”.
“Eu queria aproveitar para parabenizar a Ala de Compositores da Portela pela qualidade nas obras e pelo engajamento que eles tiveram nesse concurso, pela forma como esse Concurso de Samba aconteceu. Ser Compositor da Portela, ninguém no mundo pode entender, mas requer que a pessoa tenha um conjunto de valores de respeito ao Samba, de respeito à Portela. A minha confiança no Enredo de 2025 é total. Os Carnavalescos, o André e o Antônio, desde que propuseram o Enredo, tudo que vem sendo feito até agora e vem sendo apresentado é de grande excelência! A Sinopse, os Sambas, as Fantasias, e agora é uma parte importante que culminou o processo de escolha com um grande Samba. Também tenho confiança total na nossa Comissão de Frente. “Tanto que nós renovamos os Coreógrafos que perderam um décimo agora e que gabaritaram no ano anterior”.
‘Milton Nascimento está feliz’, garante Carnavalesco
No segundo ano a frente do Carnaval da Portela, os Carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga se mostraram já mais entrosados com a Comunidade e com a expectativa de fazer um Desfile ainda melhor que em 2024.
“Acho que a gente está bem esperançoso agora, essa é a palavra e eu acho que na noite de hoje a gente está muito tranquilo. É um sentimento de serenidade também. A Portela está muito feliz com o trabalho que a gente fez e com o Enredo. Estamos muito empenhados em fazer um grande Carnaval e melhor até que o último que passou”, analisa André.
“Foi um passo muito importante para a escola nessa reconexão com a forma de fazer carnaval competitivo e forma de fazer carnaval feliz. A escola está muito feliz e a gente espera acelerar ainda mais este processo. E o Milton Nascimento também está muito feliz. Ser homenageado pela Portela, acho que é a maior alegria que uma pessoa pode receber em vida. Ele está muito, muito contente. A gente tem um contato de muito respeito, de troca. Ele está muito lisonjeado e na expectativa de um grande carnaval, de uma grande homenagem”, acrescentou Gonzaga.
André Rodrigues revelou qual em sua opinião será o grande trunfo para a Portela no próximo carnaval.
“O que a gente está sentindo hoje, é primeiro a comunhão do portelense, a comunhão de quem ama essa Escola, e, principalmente, o acreditar no campeonato. Eu acho que esse é um dos grandes trunfos e um dos grandes legados do último Carnaval, que é acreditar que a gente pode levar o campeonato, acreditar que a Portela é uma grande Escola, que ela tem que ser respeitada, que ela tem que pisar na Avenida com o tamanho que ela tem, sendo respeitada pela história que ela tem, sendo propositiva também. A expectativa é de realmente fazer um Carnaval para ganhar, e a gente espera que o portelense também pegue esse ânimo e vá pra Avenida com ele. É a união de duas grandes marcas, o Milton e a Portela, é a cultura brasileira”.