A Estação Primeira de Mangueira definiu e divulgou nesta quinta-feira seu Enredo para o Carnaval de 2025. Com o título “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, a Verde e Rosa levará para Marquês de Sapucaí no próximo ano uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas. Junto do tema, a Agremiação também divulgou a logo para seu próximo Carnaval.
Idealizado pelo Carnavalesco Sidnei França, o Enredo do Mangueira vai explorar as pesquisas que buscam desde os registros de milhões de escravizados, um resgate e uma valorização dos saberes e fazeres banto no Brasil até a construção de um cotidiano carioca a partir de suas violências e prazeres que traz à tona um olhar sobre as experimentações das camadas populares e invisibilizadas nas práticas socioculturais da cidade.
”O entendimento da nossa terra revela a verdade sobre corpos assolados pelo apagamento de sua identidade preta. A alma carioca, atrevida por essência e banhada da ancestralidade bantu, é forjada por tantas dores e paixões, carregando na memória a cruel violência, mas também as experiências revolucionárias de liberdade, que nos ensinam a desafiar a morte, celebrar a vida e fazer Carnaval!”, destaca França.
O anúncio contou com várias ações na cidade, nas Redes sociais da Escola, nos meios de imprensa. Até o presente momento, a maior parte das Agremiações do Grupo Especial que divulgaram seus enredos estão apostando em temáticas afro para o Carnaval 2025.
Divulgação: Redes Sociais/Mangueira