NOTÍCIAS

Museu do Samba, no Rio de Janeiro, ganha Prêmio Melhores ONGs

O Museu do Samba, localizado no mais poético e tradicional Reduto do Samba Carioca, o bairro da Mangueira, no Rio de Janeiro, ganhou o Prêmio Melhores ONGs 2024. A Premiação é institutos Doar – Certificadora Social e O Mundo que Queremos.

Considerado “farol de referência” no terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs existe desde 2017. Avalia centenas de Projetos e divulga, anualmente, as ONGs de todo o Brasil que mais se destacam – existem cerca de 800 mil organizações não-governamentais no país.

Os critérios de premiação são gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. Foram escolhidas ONGs com atuação em Segmentos de saúde, medicina, cultura, educação, inclusão social e meio ambiente, entre outros.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 22 de novembro em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo.

Não conhece o Museu do Samba?

Localizado aos pés do Morro da Mangueira, o Museu do Samba possui o maior acervo especializado no gênero, com mais de 45 mil itens.

Mantém Centro de Pesquisa e documentação e uma coleção com mais de 170 registros audiovisuais de grandes nomes do Samba e do Carnaval.

O Museu do Samba foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em maio de 2024.

Fundado em 2001 pelos netos do compositor Cartola e sua esposa e baluarte da Mangueira, Dona Zica, o Museu nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola.

Educação antirracista

Samba Nego Miudinho é o projeto de educação antirracista que o Museu do Samba estreou em 2024. Consiste em uma exposição itinerante que está percorrendo Escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro.

A mostra leva às Escolas a história social do Samba, com destaque para a trajetória de grandes sambistas e suas obras, além das origens africanas do gênero.

 O legado é apresentado através de pinturas, objetos, fantasias e adereços que fazem parte do acervo do Museu do Samba.

Atualmente, mantém em cartaz cinco exposições fixas e prepara, para novembro, a estreia de uma nova mostra, intitulada Patrimônios Negros.


Divulgação: Visão do Corre/
Rolê de quebrada:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Sambas Vila Isabel 2025

Sambas São Clemente 2025

Samba Campeão 2025

Samba Campeão 2025

Sambas Mangueira 2025

Sambas Salgueiro 2025

Sambas Viradouro 2025

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Sambas concorrentes Arranco 2025

Samba Estácio de Sá 2025

Sambas concorrente Unidos da Tijuca 2025

Sambas concorrente Portela 2025

SambaTuiuti 2025

Sambas concorrentes Beija-Flor 2025