O Águia de Ouro realizou na noite do último sábado (21) um grande Evento, mostrando o seu potencial para o próximo Carnaval. A Escola da Pompeia apresentou o seu Samba-Enredo e também as Fantasias que irão para a pista no próximo Desfile. Todo o processo de exibição das Indumentárias foi comandado pelo novo Carnavalesco da Agremiação, André Machado. A Entidade, que levará Benito di Paula para a Avenida, contará a vida do artista através das suas músicas, e dessa forma foram apresentadas as Fantasias, tendo nomes das obras do músico. O Samba-Enredo foi apresentado logo após. Vale destacar que a Escola realizou eliminatórias internas, sem divulgar a etapa pelas redes, optando somente por revelar ao público o resultado final neste sábado. Entretanto, deu para notar que a Comunidade cantou forte a letra e, sobretudo, a Bateria executou Bossas e Coreografias, mostrando preparo para a data. A Agremiação da Pompeia irá abrir o sábado de Carnaval com o Enredo “Em retalhos de cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”, assinado pelo Carnavalesco André Machado.
Veja a apresentação do Samba que representará a Águias de Ouro Carnaval 2025
Satisfação da vitória
Um dos Compositores vencedores, Marcelo Nunes, falou sobre o sentimento de ganhar o Samba nas eliminatórias internas. Ele revelou que a mãe chorou ao ouvir a música pela primeira vez. “O sentimento é o mais emocionante possível. Ganhar um Samba em uma Escola como o Águia de Ouro é uma honra para qualquer Compositor. Foi uma disputa interna, mas com 17 obras de Compositores renomados do Brasil todo. Tivemos a felicidade de fazer um Samba que emocionou, reviver bastante coisa do Benito di Paula… Quando eu cantei pela primeira vez para a minha mãe ela chorou, porque gosta muito dele. É uma satisfação imensa”, disse.
Parceiro de Marcelo, Rapha SP exaltou o canto forte da Escola e a honra de homenagear Benito di Paula. “Vencer sempre é bom. Falar de Benito di Paula é uma honra. Em primeiro lugar a gente agradece a Deus por ele existir. Poder homenagear ele, em uma Escola dessa proporção, não tem o que falar. A Escola já cantou forte, é a marca dela e creio que vai aumentar ainda mais na Avenida”, afirmou.
Seguindo a linha de Rapha, o escritor Marcelo elogiou os setores da Agremiação, e agradeceu a parceria com o seu amigo Compositor. “Eu acredito que essas evoluções da Escola, Bateria, Canto da Escola, significa realmente que a Escola se preparou e caiu nos braços da Comunidade. Se preparam para esse dia. Para mim é uma honra estar fazendo Samba com o Rapha SP, que é meu parceiro de longa data. Eu sou de Curitiba, mas estou sempre fazendo Samba por aqui. É uma honra muito grande”, completou.
Participação de Benito di Paula no samba e nas fantasias
O Presidente Sidnei Carrioulo revelou que a princípio o samba para 2025 seria uma encomenda, mas o resultado final não foi de agrado. Após isso, começaram as eliminatórias internas e, na opinião do Gestor, a canção tem a cara do homenageado. “Era para ser feito o Samba por encomenda. Ele até foi realizado, mas não ficou legal. Foi o primeiro tropeço dentro do Enredo. Aí resolvemos abrir, tiveram 17 obras em Disputa, fizemos alguns ajustes e fomos direto nesse. Parece que a Comunidade gostou do samba. E eu particularmente também, porque se eu não gostar já falo. Eu acho que tem muita a parte melodiosa está muito dentro da característica do Benito. A gente procurou fazer isso”, explicou.
O Mandatário contou que Benito aprovou as vestimentas e fez correções. Disse que não olha Fantasias de outras Escolas e procura se concentrar apenas no Águia de Ouro. “O negócio das Fantasias que foi apresentado na Fábrica, o Benito gostou, mas mesmo assim fez algumas correções. Algumas coisas que incomodaram ele nós resolvemos, apresentamos e está dentro do nosso orçamento. Não sei qual é o nível das Fantasias de outras Escolas, até porque eu não quero saber. Eu não olho nada. Eu sei o máximo que eu posso fazer e aquilo que a minha Escola precisa. Isso que foi mostrado hoje, é o que nós vamos Dsfilar”, destacou.
Comunidade presente
A Diretora de Carnaval, Jacqueline Meira, revelou que Componentes foram chamados para aprenderem o Samba, e que compraram a obra. “A Comunidade é muito presente. Na quinta-feira passada a gente abriu para as alas, chamou alguns Componentes, fizemos um encontro lá no fundo da Quadra. Começamos a cantar o Samba, ensinamos para eles e hoje saiu esse grande coral. Foi lindo demais, emocionante. A Escola comprou muito esse Enredo, esse samba. Está caminhando”, disse.
Segundo a Líder, os refrões, a melodia e, sobretudo a letra se destacam, pois lembram bastante as músicas de Benito, como também disse o Presidente Sidnei. “Até comento com a galera assim, eu ainda tenho uma alma de Componente mesmo. Eu coloco a minha emoção de Componente. Os refrões vão sempre muito fortes, a galera sempre curte muito, mas o Samba, a letra dele está incrível, porque além de estar homenageando todas as canções do Benito, é um Samba com uma melodia muito linda também. Eu não tenho como falar para o que gostei mais”, completou.
Liberdade para o artista trabalhar
André Machado, novo Carnavalesco da Agremiação, se diz feliz pela liberdade que vem tendo dentro da Escola. Segundo o próprio, os Protótipos apresentados ao homenageado já teve uma rápida identificação. “Estou muito contente com a minha equipe. Foi um trabalho de três meses tentando ser o mais fiel possível às músicas do Benito di Paula. Ele passou no Barracão, apresentei as fantasias e a identificação foi imediata. Acho que se alcança o coração do homenageado, já é meio caminho andado. Estou muito feliz com a liberdade que o Presidente vem me dando e a Diretoria Jacqueline tem me ajudado a conhecer como funciona a Comunidade. O meu trabalho está sendo muito fácil nesse sentido”, contou.
O artista revelou que Benito opinou sobre cinco obras finalistas, além de que, na sua visão, este samba é o mais bonito dos seus últimos Carnavais. “A gente teve 17 sambas, cortamos 10, depois cinco e chamamos o Benito di Paula para conhecer essas possíveis obras que iriam para a avenida. Ele deu a opinião dele em relação a algumas. A gente se reuniu com a Diretoria e decidiu que esse Samba seria o Campeão. Eu digo que dos meus últimos Carnavais, este seja o Samba mais bonito. Conversamos muito com o Rapha SP e seu parceiro, além das outras parcerias também para seguir à risca a sinopse. A Comunidade gostou e tem tudo para crescer”, declarou.
Divulgação: Redes Sociais/Águias de Ouro – SP