A Inocentes de Belford Roxo foi a primeira Escola que iniciou o processo de gravação do Samba para o disco da Liga-RJ para o Carnaval 2025. O Enredo de 2008, “Ewe, a cura vem da floresta”, será reeditado pelo Carnavalesco Christiano Bara e possui o fio condutor sobre o poder de cura através das plantas. Saulo Tinoco, Diretor de Carnaval, falou sobre os desafios em gravar o Samba-Enredo já conhecido e confessou estar animado com a escolha.
“É complicado porque você tem aquela imagem do que foi no passado. Não se torna fácil, porque é um Samba que todo mundo conhece, Campeão do Carnaval e tem tudo, respeitando as coirmãs, para a gente fazer um trabalho maravilhoso na Sapucaí”, revela Saulo.
A Obra tem como Compositores Carlinhos do Cavaco, Claudio Russo, Nino do Milênio e Tem-Tem Jr. O Diretor de Carnaval também comenta sobre a recepção da Comunidade em relação à gravação.
“É a melhor possível. Foi um êxtase total quando foi anunciado. É um samba fácil, é do agrado da Comunidade e já estamos ensaiando todas as quartas-feiras. Isso nos ajuda muito a chegar com o canto forte”, afirma o Diretor-Geral.
Daniel Silva exalta o samba
Daniel Silva, que assumiu o Comando do carro de som na Inocentes após a passagem em 2004, como apoio de Bruno Ribas, mostra-se animado com a responsabilidade.
“Estar cantando esse Samba é uma honra, não só por ser lindo, mas também por tocar na nossa ancestralidade. Eu estou muito feliz. A Escola está alegre, com uma vontade de vencer e de fazer um Carnaval excelente”, disse Daniel.
Com os versos “Da reza para acabar com o quebranto, a fumaça é o encanto do cachimbo da vovó”, o samba reflete a intenção do enredo em unir às sabedorias das religiões afro-brasileiras à preservação das florestas. Esses versos são destacados por Daniel como momentos que o anima durante a gravação.
“Essa parte pegou o meu coração. É uma parte que transmite muito a essência da negritude, do poder de cura e da sabedoria dos mais velhos. Eu tenho certeza que vocês vão adorar o Desfile”, comenta o intérprete.
Responsabilidade na gravação
Desde 2024 no comando da Bateria “Cadência da Baixada”, o Mestre Washington Paz garantiu três notas 10 e um 9,9, que foi descartado, no último Carnaval. Desta forma, querendo dar continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, Washington comentou durante a Gravação da Faixa Oficial, no estúdio em Marechal Hermes, e avaliou a relação dele com a Escola.
“Eu saí e retornei, mas a família continua a mesma. Tenho um amor muio grande pelo Pavilhão, pois foi o Guarda”, confessa o Mestre.
Washington também revelou os desafios em gravar um Samba-Enredo reeditado, mas garante que terá novas adições. Nesse caso, no Desfile em 2008, quem estava no comando da bateria da Azul, Vermelho e Branco da Baixada Fluminense, era o Mstre Marcelo André.
“É uma responsabilidade muito grande, porque você tem fazer ou próximo, ou melhor, do que já foi. Não pode ser pior, se não a crítica vem firme. Mas eu acredito que fizemos um ótimo trabalho e o pessoal irá gostar. Usamos uma introdução e uma bossa, não colocamos tudo, é claro, porque têm surpresas na Avenida”, pontua Washington.
Em 2025, a Inocentes de Belford Roxo irá se apresentar na sexta-feira de Carnaval, primeiro dia de Desfiles da Série Ouro, sendo a terceira Escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.
OUÇA O SAMBA OFICIAL DA INOCENTES CARNAVAL 2025
Divulgação: Redes Sociais/Inocentes de Belford Roxo