NOTÍCIAS

Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato, Musa da Escola, após fala racista

Gaviões da Fiel, Escola de Samba paulistana, desligou Ana Paula Minerato, 33 anos de idade, da Agremiação após o vazamento de áudios com falas racistas atribuídas à Integrante da Agremiação nesta segunda-feira (25). O comunicado afirma que a influenciadora teve “condutas incompatíveis com os valores e princípios” da Escola.

No Carnaval 2025, a Gaviões terá seu primeiro Enredo afro e falará sobre as máscaras utilizadas nos diferentes rituais realizados no continente africano. Com o título “Irin Ajó Emi Ojisé”, o Enredo é desenvolvido pelos Carnavalescos Júlio Poloni e Rayner Pereira.

Leia o comunicado na íntegra

“A Diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da Musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.

Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.

Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história”, afirma o texto assinado pela diretoria da Gaviões da Fiel e divulgado para Quem na manhã desta segunda-feira (25).

Ana Paula Minerato no desfile da Gaviões da Fiel no Carnaval 2024 — Foto: Leo Franco/ Agnews
Ana Paula Minerato no desfile da Gaviões da Fiel no Carnaval 2024 — Foto: Leo Franco/ Agnews

Entenda a polêmica

Em áudios vazados na web na madrugada desta segunda, Ana Paula Minerato questiona o rapper Kt Gomez por ter ficado com Ananda, cantora do grupo Melanina Carioca, usando termos pejorativos para se referir ao cabelo e à pele da artista.

Ananda se manifestou nas redes sociais, afirmando que irá tomar providências sobre o assunto. “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo. E tu vai quer aguentar. Não foi mulher para falar?”, afirmou a cantora, chamada de “neguinha” e “cabelo duro” no áudio que circula na web.

Ana Paula Minerato; Ananda — Foto: Reprodução/Instagram
Ana Paula Minerato; Ananda — Foto: Reprodução/Instagram

Por Beatriz Bourroul>Redes Sociais

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
EXPEDIENTE

Samba Barroca Zona Sul 2025

Samba Mancha Verde 2025

Samba Inocentes de Belford Roxo 2025

SAMBA OFICIAL - ESCOLHIDO

Samba Botafogo Samba Clube 2025

Samba Estácio de Sá 2025