A Gaviões da Fiel, Escola de Samba paulistana, desligou Ana Paula Minerato, 33 anos de idade, da Agremiação após o vazamento de áudios com falas racistas atribuídas à Integrante da Agremiação nesta segunda-feira (25). O comunicado afirma que a influenciadora teve “condutas incompatíveis com os valores e princípios” da Escola.
No Carnaval 2025, a Gaviões terá seu primeiro Enredo afro e falará sobre as máscaras utilizadas nos diferentes rituais realizados no continente africano. Com o título “Irin Ajó Emi Ojisé”, o Enredo é desenvolvido pelos Carnavalescos Júlio Poloni e Rayner Pereira.
Leia o comunicado na íntegra
“A Diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da Musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história”, afirma o texto assinado pela diretoria da Gaviões da Fiel e divulgado para Quem na manhã desta segunda-feira (25).
Entenda a polêmica
Em áudios vazados na web na madrugada desta segunda, Ana Paula Minerato questiona o rapper Kt Gomez por ter ficado com Ananda, cantora do grupo Melanina Carioca, usando termos pejorativos para se referir ao cabelo e à pele da artista.
Ananda se manifestou nas redes sociais, afirmando que irá tomar providências sobre o assunto. “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo. E tu vai quer aguentar. Não foi mulher para falar?”, afirmou a cantora, chamada de “neguinha” e “cabelo duro” no áudio que circula na web.
Por Beatriz Bourroul>Redes Sociais